Seu browser não suporta JavaScript!

10/12/2012 | Portal da Câmara dos Deputados

13/12: Turismo vai debater projeto de píer no Rio de Janeiro

A Comissão de Turismo e Desporto promove debate na quinta-feira (13), às 9h30, sobre as obras na região portuária do Rio de Janeiro. O deputado Otavio Leite, que sugeriu a audiência pública, quer discutir o projeto de um píer em Y que a Companhia Docas pretende construir na cidade.

Segundo reportagens publicadas na imprensa, o píer, destinado a navios turísticos, pode impedir a visão do Mosteiro de São Bento – o que seria proibido, por se tratar de um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Inicialmente, a Companhia Docas pretendia inaugurar o píer para a Copa do Mundo de 2014, já que os navios vão ser uma opção de hospedagem durante o evento. Mas o projeto acabou sendo alvo de brigas judiciais — uma das empresas que perdeu a licitação contestou o resultado — e também de questionamentos do Tribunal de Contas da União, que considerou o valor orçado muito alto (R$ 250 milhões). Os problemas adiaram o início das obras, que estão previstas para começar em 2013.

Foram convidados para o debate, que será realizado no Plenário 5:

Contra-Almirante Joése de Andrade Banceira Leandro (Almirante Leandro)

- Subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações

Navais;

Sr. Jorge Luiz de Mello - Diretor-Presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro;

Sr. Alberto Gomes Silva - Diretor-Presidente de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro;

Sr. Andrey Rosenthal Schlee - Presidente Substituto e Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPAHN.

A audiência será realizada no Plenário 5 e foi sugerida pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ).