Seu browser não suporta JavaScript!

05/12/2005 | Ascom Dep. Otavio Leite

3º Fórum debateu Políticas de Acessibilidade no Rio

Direitos garantidos às pessoas com deficiência como acessibilidade arquitetônica, urbanística e de transportes estavam entre os temas debatidos no 3º Fórum Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência e da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, realizados nos dias 2 e 3/11 no auditório do Ciad (Centro Integrado de Atendimento ao Deficiente). O vice-prefeito Otavio Leite presidiu a mesa de abertura do Terceiro Fórum.

Entre os 200 participantes, estavam cerca de 15 deficientes visuais que receberam, na chegada ao Fórum, cópias em braile do Decreto Federal 5.296/04 que trata de forma abrangente da acessibilidade. À tarde, foram realizadas oficinas de arte com Pintura em Tela; Bijouterias; Corte e Costura; Couro, além da escolha dos delegados para representar o Rio na I Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O evento foi promovido pela Secretaria Extraordinária Deficiente-Cidadão (Sedc) da Prefeitura carioca e pelo Conselho do Deficiente (Condef) no Município do Rio de Janeiro.

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3/12, a Funlar estará promovendo até o dia 9/12 um encontro com o tema Arte e Existência - Por um Espaço Sem Barreiras, com debates, eventos artísticos e exposições em vários pontos da cidade.