Seu browser não suporta JavaScript!

26/02/2014 | Portal Câmara dos Deputados

449 anos da Cidade do Rio de Janeiro

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 031.4.54.O Hora: 12:00 Fase: BC

Orador: OTAVIO LEITE Data: 26/02/2014

O SR. OTAVIO LEITE - Sr. Presidente, eu gostaria de expressar o meu respeito, a minha admiração e o meu amor à cidade do Rio de Janeiro. Completa 449 anos.

Uma cidade que, se tivéssemos de escolher, dentre todas do Brasil, a que mais sintetiza brasilidade, sem dúvida, é a Cidade Maravilhosa: o Rio de Janeiro.

Eu quero, portanto, homenagear todos os cidadãos do Rio de Janeiro que hoje passam dificuldades muito grandes, por conta de problemas ambientais cada vez mais agudos, por problemas de mobilidade urbana que, cada vez, ficam muito pior, fazendo do dia a dia e do cotidiano algo que faz com que as pessoas percam, em termos de qualidade de vida, muito, mas bastante mesmo.

O deslocamento na cidade está cada vez pior. É obvio, temos uma agenda, temos Copa do Mundo, temos Olimpíadas, intervenções urbanas, mas há uma série de equívocos, no nosso entendimento, que provocaram um sofrimento à população do Rio de Janeiro. Eu fico a imaginar, na data do aniversário, que presente a sociedade do Rio gostaria que a cidade pudesse obter. Eu não tenho dúvida que seria mobilidade urbana. E o setor de saúde que, ao lado de todas as outras cidades do Brasil, o Rio também o coloca como principal problema a ser enfrentado, desde que a saúde pública está longe ainda de alcançar mínimos parâmetros de atenção e respeito à dignidade humana que merece.

Portanto, na data de aniversário do Rio de Janeiro, eu queria dizer da minha satisfação plena, da minha dedicação absoluta a essa que é a cidade-síntese brasileira.

Ao povo do Rio de Janeiro, o meu respeito, a minha admiração e, sobretudo, o meu compromisso como homem público.