Seu browser não suporta JavaScript!

28/05/2013 | Portal do PSDB na Câmara

A pedido de Otavio Leite, Segurança receberá ganhador do Prêmio Nobel da Paz

Por Letícia Bogéa

A Comissão de Segurança Pública aprovou, na terça-feira (27/5), requerimento do deputado Otavio Leite (RJ) que solicita a realização de audiência pública com a presença do professor Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2006, para debater o tema “O combate à pobreza por meio do desenvolvimento econômico e suas implicações para a redução da violência”.

O objetivo é ouvir o professor – economista natural de Bangladesh – sobre seus esforços para criar o desenvolvimento econômico e social por meio de um programa de microcrédito para pessoas de baixa renda. “O programa, implantado por meio do Banco Grameen, do qual o Yunus é o principal acionista, teve reconhecido impacto sobre a economia bengali, tirando da pobreza absoluta milhares de pessoas daquele país”, segundo o deputado.

Outro efeito do programa, acrescentou o parlamentar, é que o desenvolvimento econômico funcionou como importante instrumento para a diminuição da violência naquele país, fato preponderante para que a Academia Norueguesa conferisse-lhe o prêmio.

Desta forma, Leite entende que “a participação do professor na Câmara, em novembro, é uma grande oportunidade para que o colegiado possa ouvir uma autoridade reconhecida mundialmente, que muito teria a nos esclarecer e ensinar, a respeito das intrincadas relações entre pobreza, desenvolvimento econômico e níveis de violência.”

Foto: Alexssandro Loyola