Seu browser não suporta JavaScript!

18/08/2010 | Portal Fator Brasil

Abertura do Conotel tem pronunciamento de autoridades e representantes do trade

A solenidade de abertura do 52 Conotel teve presença recorde de público ultrapassando o número de 800 inscritos e contou com diversas autoridades e representantes do setor turístico, com destaque para o ministro do Turismo, Luiz Barreto, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, além de representantes dos poderes federal e estadual e de entidades do trade como Álvaro Bezerra de Melo, presidente da ABIH Nacional, Alexandre Sampaio, diretor da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, e Evandro Pessoa, representando Paulo Okamoto, presidente do Sebrae.

Para iniciar a apresentação foi exibido um vídeo sobre o Rio de Janeiro mostrando os principais pontos turísticos da cidade que foi seguido de diversas pequenas apresentações pré-gravadas, como a de Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, que destacou a importância da parceria entre os poderes públicos e a iniciativa privada para a qualificação de mão de obra no setor de turismo. “Esse treinamento será fundamental para termos ganhos de longo prazo, pois esses profissionais permanecerão atuando no setor depois dos eventos”, explicou Lopes. Alexandre Sampaio, diretor da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, que recebeu o prêmio Cinco Estrelas, oferecido pela ABIH Nacional, por seus serviços prestados ao setor de hotelaria, também destacou a sustentabilidade no seu pronunciamento.

Em seguida falaram Márcia Lins, secretária do Turismo e Esporte e Lazer do estado do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Figueira de Melo, secretário de turismo da cidade do Rio de Janeiro e presidente da Riotur, e Rafael Gaspary, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, que ressaltaram a oportunidade que a cidade e o país terão com eventos que irão sediar: “O Rio de Janeiro receberá vários eventos daqui até 2016 e todos eles serão como laboratórios para a Copa e os Jogos Olímpicos”, afirmou Figueira de Melo.

O presidente da Resorts Brasil destacou a qualidade da programação do evento e as parcerias firmadas pela ABIH com a HVS, responsável pela grande de palestras Investment Day, e BTS (Brazil Trade Shows), organizadora da Fispal Hotéis. “Teremos uma grade temática focada para o desenvolvimento dos hotéis com o objetivo de fortalecer sua gestão”, explicou Rubens Régis. Em seguida foi apresentado outro vídeo mostrando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, ressaltando a gastronomia e a cultura de cada estado, além de mostrar o andamento dos preparativos e destacar que as cidades próximas também deverão se preparar, pois também receberão um grande fluxo de turistas que deverão viajar nos intervalos dos jogos, que em alguns casos chega a 4 dias. O discurso do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Sr Álvaro Bezerra de Melo, destacou a oportunidade que o país terá de crescer com sustentabilidade nos próximos anos. “As reformas e mudanças devem ter efeito de longo prazo, pois assim, sediar dois grandes eventos poderá alçar a hotelaria e o turismo nacional a padrões internacionais de alto nível daqui para frente. Estaremos de fato deixando um legado para o país e entrando de vez no eixo mundial do turismo”, afirmou o presidente da ABIH Nacional.

O prefeito do Rio de janeiro, Eduardo Paes, marcou sua presença no Conotel afirmando que o poder municipal vem dando todo o apoio ao setor para que ele conquiste seus pleitos e enfrente os grandes desafios que virão. O deputado federal Otavio Leite destacou duas questões fundamentais em seu pronunciamento: a questão da desburocratização dos vistos para estrangeiros e da maior abertura de mercado para que investimentos estrangeiros possam chegar a 49% do capital das companhias aéreas brasileiras. “São pleitos do setor turístico que estamos trabalhando no Congresso Nacional”, explicou Leite. O senador Francisco Dornelles cumprimentou a todos e reafirmou seu compromisso de atuar sempre em defesa do turismo nacional.

O programa Receber Bem Copa também foi destaque na abertura do evento. O depoimento da aluna do projeto Cristina Dantas deixou claro a importância das ações do projeto para a qualificação dos pequenos meios de hospedagem: “É muito importante que os donos dos estabelecimentos hoteleiros entendam a importância de seus funcionários participarem desse treinamento. O ganho é muito grande para todos: empresa, funcionários e turistas”, disse ela.

Para finalizar o cerimonial de abertura, o ministro Luiz Barreto recebeu das mãos de Álvaro Bezerra de Melo o prêmio “Excelência em hospitalidade”, oferecido pela ABIH Nacional em função do projeto Bem Receber Copa já ter atingido o expressivo número de 5000 alunos treinados. “Nosso foco é chegar a treinar 300.000 profissionais do turismo”. [Conotel 2010 acontece entre os dias 17 e 19 de agosto, a partir de 9 horas, no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro].