Seu browser não suporta JavaScript!

14/07/2004 | Associação Brasileira de Imprensa

ABI recebe visita do deputado Otávio Leite, vice na chapa de Cesar Maia

O candidato a vice-prefeito na Chapa Cesar Maia, deputado Otavio Leite, discutiu na manhã desta quarta-feira, dia 14 de julho, com a diretoria da Associação Brasileira de Imprensa idéias em torno da comemoração do bicentenário da criação da imprensa no Brasil, que transcorrerá a 1º de junho de 2008.

A questão foi levantada pelos diretores da ABI, que sustentaram que a comemoração dos 200 anos da imprensa é de especial significação para a Cidade do Rio de Janeiro, pois foi aqui que circulou pela primeira vez, em 1º de junho de 1808, o “Correio Brasiliense”, editado em Londres por Hipólito da Costa.

Acompanhado do deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha, Otavio Leite discutiu essa e outras questões com os diretores da ABI Maurício Azêdo, Fichel Davit Chargel, João Máximo e com o conselheiro Nilo Braga, aos quais manifestou interesse em conhecer o projeto de reorganização do Centro de Pesquisa e Memória do Jornalismo Brasileiro, criado pela ABI nos anos 70 e atualmente desativado, por falta de recursos.

Por sugestão do deputado Luiz Paulo, o jornalista João Máximo, diretor de Cultura e Lazer da ABI, comprometeu-se a apresentar proximamente o esboço do projeto em discussão na entidade.

Além de questões relacionadas com a ABI, Leite e João Paulo ouviram os diretores da ABI sobre aspectos da administração da Cidade, como a necessidade de criação de mecanismos de competência metropolitana para intervir em problemas cruciais do Rio e cidades vizinhas, como transporte coletivo, saúde e saneamento básico. O encontro, na sede da ABI, foi realizado por iniciativa do deputado Otavio Leite, primeiro candidato a programar uma visita à Casa do Jornalista.