Seu browser não suporta JavaScript!

11/04/2012 | Portal da Câmara dos Deputados

Adoção do visto eletrônico

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 075.2.54.O Data: 11/04/2012 Hora: 16:50 Fase: GE

Orador: OTAVIO LEITE

O Sr. Otavio Leite - Sr. Presidente, todos acompanham a ida da Presidenta Dilma aos Estados Unidos. Um dos temas que, finalmente, o Governo veio a tratar com o governo americano foi a questão dos vistos para brasileiros que vão aos Estados Unidos e de americanos que vêm ao Brasil. Finalmente, essa questão foi abordada.

Mas, vejam bem, quem tomou efetivamente uma iniciativa para atrair mais turistas para si foi o Presidente Obama, ao anunciar dois novos outros consulados e, ao ter anunciado, anteriormente, um número maior de servidores americanos nas repartições que são no Brasil. Com isso, 1 milhão e 200 mil brasileiros já foram aos Estados Unidos, ao passo que tão somente 600 mil americanos vieram ao Brasil. O déficit nessa conta de pagamento, dessa balança, é terrível contra o Brasil. O Governo precisa tomar alguma iniciativa.

Nós aprovamos, na Lei Geral da Copa, o visto eletrônico. Na verdade, com o visto eletrônico, os americanos que queiram vir ao Brasil poderão fazê-lo de maneira muito mais inteligente, racional, rápida. Com isso, a demanda para vir ao Brasil vai se ampliar, o que trará grandes divisas para o nosso País.

Não tenho dúvidas de que, uma vez o Senado aprovando na Lei Geral da Copa a possibilidade do visto eletrônico, estaremos aí, sim, oferecendo concretamente uma medida que vai atrair mais turistas americanos para o Brasil, porque essa via, mão e contramão, está sendo muito mais favorável ao governo americano, à economia americana, porque os brasileiros, quando lá vão, gastam e, enfim, deixam muitas divisas para eles. Nós temos que trazer também mais divisas para o Brasil.

Muito obrigado, Sr. Presidente.