Seu browser não suporta JavaScript!

23/11/2007 | Agência Tucana

Ag.Tucana: Leite destaca importância de atividades físicas

O deputado Otavio Leite destacou (23), em plenário, a importância da prática de atividade física. ´É indispensável as pessoas manterem o corpo saudável, cultivando o desporto. Dessa forma, corpo e mente estarão melhor providos´, disse o parlamentar. Ele lembrou que no Brasil, existem mais de 500 instituições ministram o curso de Educação Física. ´São certamente milhares e milhares de profissionais atuando diretamente na área. A população está tomando consciência de que é indispensável a prática de atividades físicas. Hoje, as pessoas mais velhas caminham muito mais do que há 20 ou 30 anos atrás´, constatou.

TRATAMENTOS

O tucano alertou, no entanto, que a prática de atividades físicas deve ser supervisionada por profissionais competentes e habilitados. ´Em 1997, o Ministério da Saúde promoveu o reconhecimento do educador físico como profissão vinculada à Saúde. Passaram-se 10 anos e, finalmente, a Conferência Nacional de Saúde aprovou e consolidou em seu relatório a inclusão da atividade do profissional de educação física como parte integrante de todos os núcleos de atenção integral à saúde da família´, afirmou.

Leite destacou ainda papel da correta atividade física no tratamento de males como a hemofilia e as doenças neurodegenerativas. ´Nesse sentido, elaborei um projeto de lei de incentivo à recuperação dessas doenças com o auxílio dessas práticas´, concluiu.