Seu browser não suporta JavaScript!

28/08/2003 | Jornal O Globo

Alerj homenageia Roberto Marinho

Além de realizar sessão solene, casa dá nome do jornalista a fórum de debates

O jornalista Roberto Marinho foi homenageado postumamente ontem à noite em sessão solene na Assembléia Legislativa (Alerj). Durante a solenidade, o presidente da casa, Jorge Picciani, anunciou que o Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que debate questões econômicas e sociais fluminenses, passará a ter o nome do presidente das Organizações Globo, falecido no último dia 6. Representando a família Marinho, esteve presente o filho José Roberto, vice-presidente das Organizações Globo.

— Nossa família ainda está sob o forte impacto da morte de meu pai. Mas não poderia deixar de registrar e agradecer, neste momento, o quanto nos têm servido de conforto e apoio as inúmeras manifestações de carinho, não apenas à figura humana de meu pai, mas como forma de reconhecimento ao seu legado, seu compromisso com a cultura brasileira, a valorização da identidade nacional, o orgulho de ser brasileiro — disse José Roberto Marinho em discurso que concluiu sob forte emoção.

O deputado Alessandro Calazans (PV), autor do requerimento de realização da sessão, ressaltou a trajetória de Roberto Marinho como jornalista e empresário e sua importância para o desenvolvimento do estado. Durante a sessão foi entregue uma placa com a imagem do jornalista sobreposta à fachada do Palácio Tiradentes, sede da Alerj.

Projeto quer lembrar centenário de nascimento

O deputado Otavio Leite (PSDB) apresentou um projeto de lei que institui o ano de 2004 como do centenário de nascimento de Roberto Marinho. A proposta, que vai a votação semana que vem, estabelece que o governo do estado organize uma programação para comemorar os 100 anos, que seriam completados em 3 de dezembro.

Também estiveram presentes à sessão o imortal Murilo Melo Filho, representando a ABL; José Teixeira Peroba, conselheiro da ABI; e o secretário de Integração Governamental, Luiz Rogério Magalhães, representando a governadora Rosinha