Seu browser não suporta JavaScript!

11/07/2003 | O Globo Online

Alerj promove barqueata amanhã em lagoas de Jacarepaguá

A Comissão Pró-Emissário da Alerj promove amanhã uma barqueata pelas Lagoas da Tijuca, Marapendi e Canal Quebra Mar. A saída está programada para às 8h45m, do Marina Barra Clube, na Barra da Tijuca. O objetivo é inspecionar, ao lado dos técnicos ambientalistas e do biólogo Mário Moscatelli, o complexo lagunar da região e seu índice de poluição. Na última vistoria, o deputado constatou que parte do espelho d,água das lagoas não possuía mais de meio metro de profundidade.

Após a inspeção, a comissão - presidida pelo deputado Otavio Leite (PSDB) - irá realizar nova audiência pública no Teatro do Marina Barra Clube com as presenças de síndicos de condomónios, presidentes de associações de moradores e população da regiaõ da Barra, Jacarepaguá e Recreio, quando também serão apresentados novos relatórios sobre a execução da obras.

A Comissão Pró-Emissário foi criada para acompanhar a execução das obras de saneamento da Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. As obras, no entanto, vêm enfrentando sérios problemas para a sua conclusão, daí o porque de se constituir uma comissão especial para acompanhá-las. A primeira fase das obras, por exemplo, já era para estar concluída desde o último mês de fevereiro mas só vai terminar em abril do ano que vem, ou seja, com mais de um ano de atraso se não surgirem novos problemas. Outro fator grave é com relação à liberação de verba para a obra. A segunda fase está orçada em R$190 milhões e até o presente momento não se sabe de onde virão os custos.