Seu browser não suporta JavaScript!

23/03/2009 | Site Associação Comercial do RJ

Almoço do Empresário

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, foi homenageado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, no Almoço do Empresário realizado nesta segunda-feira, 23 de março. O evento contou com a presença de representantes de entidades do trade turístico do Rio e do país, empresários e políticos.

Antes do almoço, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo Pró-Rio da ACRJ, Sávio Neves, apresentou ao ministro as ações e os projetos de desenvolvimento do setor e empossou o novo conselheiro Oswaldo Trigueiros (presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio - CNC). Durante o almoço, foi lançado o DVD "Rio de Janeiro - Eventos de Sucesso", produzido pelo Rio Convention & Visitors Bureau e patrocinado pelo Ministério do Turismo, que será usado em várias cidades do mundo para divulgar o Rio de Janeiro como destino para turismo de eventos e negócios. Editado em sete idiomas, o vídeo tem a participação de personalidades que moram na cidade, como o presidente da ACRJ, Olavo Monteiro de Carvalho, o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, o empresário Luiz Oscar Niemeyer, o cineasta Bruno Barreto, a modelo Luiza Brunet e o chef Claude Troigros, entre outros.

Antes da apresentação do DVD, o presidente da ACRJ ressaltou a importância do turismo para a economia e demonstrou grande satisfação em reunir tantas autoridades do setor no Almoço do Empresário. "O governo do estado deu ao turismo a prioridade que merece, como gerador de renda e de empregos. E uma das grandes alegrias é ver a performance de Sávio Neves à frente do Conselho Empresarial de Turismo Pró-Rio da ACRJ". Sávio destacou os avanços alcançados com a integração das entidades representativas com os três níveis de governo. "De fato, a evolução do turismo do Rio de Janeiro serve como caixa de ressonância para o desenvolvimento do setor no país", afirmou.

Ao receber o diploma Visconde de Mauá das mãos do presidente da ACRJ, o ministro Luiz Barretto reafirmou a importância do Rio de Janeiro para o turismo brasileiro, e comemorou o crescimento de 18,6% do turismo interno na alta temporada, em relação ao mesmo período do ano anterior. "Temos que ter cautela, sim, e observar a crise mundial, que ocasionou a antecipação de campanhas no ano passado e gerou oportunidades ao turismo doméstico". Faz parte das estratégias do Ministério atrair o turista sul-americano e incrementar o mercado interno. Ele anunciou quatro grandes campanhas direcionadas para o turismo doméstico ao longo de 2009. Ao custo de R$12 milhões, serão veiculados anúncios incentivando os brasileiros a viajar nos nove feriados prolongados deste ano - o primeiro será a Semana Santa. Também será reforçado o programa Viaja Mais Melhor Idade. Sem dar detalhes, Barretto também informou que será lançado, no dia 1º de maio, um programa de incentivo para todos trabalhadores do país, com descontos em viagens. No próximo dia 30 de março, o ministro terá um encontro com o prefeito Eduardo Paes para discutir um programa de revitalização turística na Zona Portuária.

Estiveram presentes ao Almoço do Empresário o deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ), a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), Airton Pereira (secretário nacional de Políticas do Turismo), Paulo Senise (diretor-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau), Nilo Sérgio Felix (presidente da TurisRio), Antônio Pedro Figueira de Mello (secretário especial de Turismo), Álvaro Bezerra de Mello (presidente da ABIH Nacional), Luís Strauss (presidente da ABAV-RJ), Jorge Luiz Castanheira (presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro/Liesa), Alexandre Sampaio (presidente do SindRio), Roberto de Almeida Dultra (presidente da Fundação Rio Congressos e Eventos), general Rubens Bayma Denys (vice-presidente do Conselho Superior da ACRJ), Aldo Gonçalves (presidente do CDL-Rio e diretor da ACRJ), Maurício Dinepi (presidente do Jornal do Commercio e Benemérito da ACRJ) e Wilson Massa (superintendente do Aeroporto Galeão e membro do Conselho de Turismo Pró-Rio da ACRJ), entre outros.

O Almoço do Empresário, tradicional evento da Associação Comercial do Rio de Janeiro, é patrocinado pelo Banco Bradesco e pela Bradesco Seguros e Previdência.

Foto: Ivanoé Gomes (ACRJ)