Seu browser não suporta JavaScript!

24/01/2017 | Rádio Câmara

'A aprovação da renegociação da dívida dos estados foi algo muito importante para o Rio'

A Câmara aprovou o projeto de refinanciamento das dívidas dos estados com a União. Otavio Leite, do PSDB do Rio de Janeiro, explica que a iniciativa permite aos governos estaduais pagarem o que devem em até 20 anos. Ele afirma que a medida facilita o enfrentamento da crise financeira.

Otavio Leite: "A aprovação da renegociação da dívida dos estados foi algo muito importante, para o Rio de Janeiro e para os demais estados da República, afinal, todos têm desequilíbrio fiscal, arrecadam menos do que gastam. Isso gera um déficit, é preciso corrigir esse rumo. O que se fez foi permitir um alongamento da dívida, logo, os estados terão mais oxigênio para poder cumprir as suas responsabilidades. Primeiro lugar pagar, seus servidores e prestar os serviços que a população precisa. Vamos avançar. É fundamental que o País aponte para o futuro com responsabilidade fiscal".

Otavio Leite lembra que caberá ao Ministério da Fazenda, ao assinar o plano de recuperação, estabelecer quais as contrapartidas dos estados. No texto, que já virou lei, foi retirado o mecanismo criado para socorrer estados em situação financeira mais grave, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.