Seu browser não suporta JavaScript!

11/05/2012 | Portal do PSDB na Câmara

Aprovação do visto eletrônico facilitará vinda de turistas para a Copa, comemora Otavio Leite

Por Letícia Bogéa

Emenda do deputado Otavio Leite (RJ) que permite a emissão do visto eletrônico foi acatada pelo plenário do Senado na última quarta-feira (9) durante a apreciação da Lei Geral da Copa. O parlamentar destacou a importância da aprovação para facilitar a entrada de turistas no Brasil e apontou números que mostram como un país com tanto potencial no setor pode incrementar a presença de estrangeiros: cerca de 1,5 milhão de brasileiros vão para os EUA anualmente, enquanto de lá para o número é de apenas um terço disso.

Segundo o tucano, o Brasil tem condições de trazer até 800 mil turistas para assistir a Copa 2014. Para isso, acrescentou, é importante facilitar a entrada do turista. De acordo com o parlamentar, o estrangeiro que quiser vier para cá pode obter autorização para desembarque por meio de procedimento feito on line. “O PSDB permitiu essa vitória”, comemorou. Leite defende há anos o fim da exigência de visto para turistas americanos ou que seja facilitada a sua emissão na chegada do estrangeiro ao Brasil.

Apesar da aprovação do mecanismo que pode ajudar a aumentar o número de viajantes, o tucano criticou a permissão para venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos. “O PSDB foi contra, mas o governo entendeu que deveria ser aprovado. Entendo que isso pode gerar um sério problema. Por outro lado, a lei contém uma série de pontos importantes”, ponderou. Entre eles, o tucano destacou a possibilidade de utilização de aeroportos militares para embarque e desembarque de passageiros. A proposta também é do PSDB. “Propusemos isso porque o governo não conseguiu dar condições à estrutura dos terminais brasileiros. A solução do problema foi essa emenda”, explicou.

Otavio Leite destacou ainda a aprovação da emenda estabelecendo que os procedimentos previstos para a emissão de vistos de entrada estabelecidos na lei também para a organização da Jornada Mundial da Juventude, assim como as disposições referentes à prestação de serviço voluntário. O evento será realizado em julho de 2013 no Rio de Janeiro e reunirá milhares de jovens ligados à Igreja Católica.

“Lutamos contra a bebida nos estádios, mas conseguimos introduzir algumas propostas que são positivas para o Brasil, independentemente da inércia e incompetência do governo federal”, concluiu. A matéria segue para sanção presidencial.

Veja abaixo Emendas de iniciativa do deputado Otavio Leite inseridas na lei:

Art.50 – Captação de Turistas (autoriza a emissão de visto de entrada para turistas mediante meio eletrônico)

Art.61 – Uso de Aeroportos Militares (autoriza o uso de aeroportos militares para embarque e desembarque de passageiros)

Art. 62 – Jornada Mundial da Juventude (estende o procedimento de solicitação de visto para turistas estrangeiros e de trabalho voluntário para estrangeiros no Brasil).

Foto: Alexssandro Loyola