Seu browser não suporta JavaScript!

29/08/2011 | Agência Câmara

Audiência discutirá projeto de revitalização da área portuária do Rio

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realizará nesta quarta-feira (31) audiência pública sobre o projeto de reurbanização da região portuária do Rio de Janeiro, tendo em vista a realização das Olímpiadas de 2016.

O debate foi proposto pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ). “O Projeto Porto Maravilha – união das esferas municipal, estadual e federal, além da iniciativa privada – pretende revitalizar toda a zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. O projeto prevê um investimento total de aproximadamente R$ 6 bilhões, com obras para o entorno do porto, como investimentos em infraestrutura urbanística, iluminação pública, recuperação de patrimônios culturais, pavimentação, calçamento, drenagem e plantio de árvores”, explica.

“O projeto será financiado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), já aprovados pelo Conselho Curador do FGTS. Por se tratar de aporte de recursos federais de grande vulto, julgamos necessário saber com profundidade o conteúdo do projeto e suas dotações financeiras”, acrescenta.

Foram convidados:

- o presidente do Conselho Curador do FGTS, ministro Carlos Lupi;

- o vice-presidente de Gestão de Ativos de Terceiros da Caixa Econômica Federal, Marcos Vasconcelos;

- o gerente dos Fundos Especiais da CEF, Vitor Hugo dos Santos Pinto;

- a gerente da CEF Raquel Cristina Tedesco;

- o presidente da Companhia do Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, Jorge Arraes;

- o diretor da Olveira Trust, José Alexandre Freitas.

A reunião será realizada às 11 horas, no Plenário 5.