Seu browser não suporta JavaScript!

09/07/2015 | Jornal Lance!

Audiência Pública debaterá mudança no sistema de votos nas federações

Por Fábio Suzuki

Presidentes de clubes e das federações de futebol serão convocados em breve para debaterem em Brasília a mudança no sistema de votos nas entidades estaduais. A iniciativa é do relator da MP do Profut, o deputado Otavio Leite (PSDB–RJ), que apresentou um projeto de lei (PL) sobre o assunto assim que o tema foi retirado do texto da MP durante a sua votação na Câmara, na última quarta-feira, dia 7. Grandes clubes apoiam a mudança no sistema por terem seus votos igualados a times amados e ligas municipais.

Resistência
No trâmite dentro da Câmara dos Deputados, o primeiro passo do PL que altera o sistema de votos nas federações será passar pela avaliação da Comissão de Esporte. Um dos membros titulares da Comissão, entretanto, é exatamente o deputado Marcelo Aro (PHS-MG), que é diretor da CBF e foi o grande responsável por levantar a discussão sobre o tema em plenário, na semana passada, que culminou em sua retirada do texto original da MP do Profut.

Mais fácil
Principal defensor da mudança no sistema de votos entre os clubes, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, prevê que a tramitação do tema através de um projeto de lei pode ser melhor. “Podemos sonhar com um processo mais rápido e simples, pois não há a severidade e prazos a serem cumpridos que tem uma Medida Provisória”, comentou o dirigente rubro-negro.