Seu browser não suporta JavaScript!

26/06/2003 | Jornal do Brasil Online

Audiência Pública sobre fusão Varig-Tam lota a Alerj

O plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ficou totalmente lotado esta tarde durante a audiência pública que debateu a fusão das companhias aéreas Varig e Tam.

Na avaliação do deputado Otavio Leite - líder da bancada do PSDB e integrante da Comissão de Turismo da Alerj - é justo e plausível que linhas de crédito do BNDES sejam disponibilizadas nesse momento. ´Mas é importante, também, que os entes da Federação colaborem´, ressaltou.

A principal idéia sugerida pelo deputado é permuta de créditos de IPTU e ISS por bilhetes aéreos ou carga, a ser posta em prática nos municípios, em especial nas capitais, ou grandes capitais. Segundo ele, a cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, poderia em muito colaborar, ao tempo em que se criaria mais um fator de atração de turistas.

Uma outra iniciativa similar, na esfera do governo estadual, poderia ser implantada (mediante Lei específica) utilizando-se créditos de ICMS, em face dos inúmeros insumos adquiridos pela companhia, interna e externamente. A contrapartida, sugere o deputado, seria a mesma: créditos de bilhetes para projetos de captação de turistas ou crédito de carga.

Estiveram à audiência dezenas de funcionários e membros das Associações de Comissários, Pilotos e Mecânicos da Varig, Sindicato dos Trabalhadores da Empresas Aéreas e Sindicato dos Aeroviários de São Paulo.