Seu browser não suporta JavaScript!

23/05/2018 | Portal do PSDB na Câmara

Avança proposta pelo Dia Nacional do Movimento de Vida Independente

Por  Djan Moreno

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (23) parecer favorável apresentado pelo deputado Fábio Sousa (GO) ao Projeto de Lei do deputado Otavio Leite (RJ), que institui o dia 14 de dezembro como Dia Nacional do Movimento de Vida Independente. O parlamentar defende que a nessa data os poderes públicos apoiem, de forma especial, as iniciativas de fortalecimento das atividades do movimento de vida independente para as pessoas com deficiência.

O Movimento de Vida Independente (MVI) surgiu no Brasil em 1988 com um novo pensar e agir para fortalecer o indivíduo com deficiência. O MVI tem como propósito fortalecer o indivíduo, acreditando que um coletivo formado por pessoas fortalecidas terá maior identidade social. Mais de 20 centros de vida independente estão espalhados pelo Brasil.

O dia (21 de setembro) do movimento de luta da pessoa com deficiência foi reconhecido pela Lei Federal nº 11.133/2005, agora falta reconhecer o dia 14 de dezembro como o Dia Nacional do Movimento de Vida Independente – MVI para que se faça justiça a um movimento que se instalou, consolidou, cresceu e vem fortalecendo outros movimentos sociais, contribuindo para que tenhamos uma sociedade mais equânime e inclusiva.

Foto: Alexssandro Loyola