Seu browser não suporta JavaScript!

03/09/2003 | Jornal de Turismo

Brasil promove seu potencial turístico em Portugal

" O Brasil é de vocês" edição nacional do projeto " O Rio é de vocês, coordenado por Nilo Sérgio Félix, , vice-presidente da TurisRio, realizou com maior sucesso, entre os dias 26 e 30 de maio, workshop nas cidades de Lisboa (27), no Hotel Marriott e no Porto (29) no Hotel Meridien.

Este encontro comercial com agentes de viagens portugueses, teve o objetivo de promover, divulgar e comercializar o destino turístico das principais regiões brasileiras, o que resultará certamente no aumento do fluxo de turistas do mercado luso para o Brasil.

A delegação brasileira estava integrada com representantes de mais de 60 empresas de turismo dos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Maranhão e Sergipe, do Presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, do deputado Otavio Leite e representantes da empresa.

A participação dos agentes de viagens e empresários portugueses, correspondeu a expectativa dos organizadores. Tanto em Lisboa, como no Porto, a afluência de público foi grande, lotando os salões do Marriott e do Meridien, onde os eventos foram realizados.

Nilo Sérgio Félix, coordenador do workshop, declarou que a escolha de Portugal teve em vista, em primeiro lugar os laços históricos e culturais que unem os dois países. Ele acredita que pode aumentar em 12% o número de turistas portugueses que visitaram o Brasil em 2002.

Segundo Nilo, O Brasil recebeu 32 mil turistas portugueses em 1999, em 2000, foram 45 mil e no ano seguinte 50,4 mil visitantes. A delegação brasileira distribuiu nos workshops, farto material promocional sobre cultura, destinos turísticos, folhetos e vídeos, retratando a variedade de atrações de cada região.

Os contatos pessoais dos empresários brasileiros, com os agentes de viagens e operadores portugueses, foram positivos, pois muitos negócios foram fechados nos workshpos de Lisboa e Porto.

O investimento total do evento foi dividido entre os participantes da delegação do setor privado. O custo foi calculado em 60 mil Euros.

Em Lisboa, o embaixador do Brasil, José Gregori ao falar na solenidade de abertura do evento para 25 jornalistas portugueses e brasileiros, elogiou a iniciativa do vice-presidente da TurisRio e dos empresários brasileiros do turismo, em procurar incrementar o intercâmbio turístico entre o Brasil e Portugal.

O workshop, segundo o embaixador, vem ao encontro do Plano Nacional de Turismo, lançado em abril pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê uma série de ações conjuntas entre o Governo e os empresário de turismo. É um bom momento para se apostar no fortalecimento das parcerias. Sérgio Ricardo, Presidente da TurisRio, cuja presença foi fundamental para o êxito do encontro falou para os jornalistas portugueses que o Rio de Janeiro está totalmente estruturado e capacitado para receber os turistas portugueses.

Quem também usou da palavra na solenidade de abertura em Lisboa, foi o deputado Otavio Leite, que entregou ao Mário Bruni, gerente geral da Varig em Lisboa, uma moçãoaprovada pela Câmara dos Deputados do Rio.

Na cidade do Porto, o evento aconteceu nos salões do Hotel Meridien co a presença de mais de 450 mil agentes de viagens e do cônsul do Brasil , Adolpho Crrêa de Sá Benevides.

O evento foi viabilizado pelo setor privado e órgãos oficiais, contando também com o apoio da Varig, Embaixada do Brasil em Portugal, TurisRio e Abih.