Seu browser não suporta JavaScript!

20/05/2011 | Jornal A Crítica (AM)

Câmara Federal instala Frente Parlamentar da Atividade Física

Para incentivar a prática desportiva para a formação e resgate social, a Câmara Federal instalou a Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano.

Com o objetivo de apresentar e dar maior celeridade a projetos que tramitam na Casa, a Frente pretende, a partir da realização dos Jogos Olímpicos, Paraolímpicos e Copa do Mundo, que serão realizados no Brasil, estimular a prática constante de exercícios físicos de qualidade para toda a população, promovendo saúde, qualidade de vida e formação cidadã.

A solenidade que deu posse à diretoria executiva contou com a participação expressiva de deputados, senadores, entidades desportivas, além de atletas paraolímpicos e olímpicos, como Bernard Rajzman, medalha de prata pela Seleção Brasileira de Vôlei Masculino nas Olimpíadas de Los Angeles (1984).

“Temos o intuito de transformar a atividade física e a prática desportiva em uma prioridade governamental, onde ela seja entendida não apenas como qualificação de atletas de competição, mas como meio de promoção da saúde pública. Para garantir a materialidade das ações da Frente, teremos reuniões ordinárias a cada 30 dias e reuniões plenárias a cada 45 dias”, explicou o presidente da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, deputado federal André Figueiredo.

Além do desenvolvimento humano, outra bandeira levantada pela Frente refere-se à prática de atividade física orientada por profissionais qualificados. Atualmente, a legislação permite que profissionais não graduados em Educação Física lecionem a disciplina a alunos do ensino básico.

Além disso, segundo os representantes desportivos presentes, há uma precarização das condições de trabalho ofertadas a esses profissionais, onde o professor habilitado é colocado de lado em razão de modelos que priorizam a contratação de uma mão-de-obra não qualificada mais barata.

Segundo o diretor de Assuntos Esportivos e Acessibilidade e ex-jogador de futebol, deputado federal Romário, uma boa orientação vai além da preocupação com a forma física, auxiliando na formação moral de cada cidadão.

“Apesar de nunca ter gostado muito de treinar, se não fossem os profissionais da educação física eu nunca teria chegado aonde cheguei. Nós enfrentamos problemas cada vez mais graves, onde nossas crianças estão consumindo o crack (droga) cada vez mais cedo. Temos que aproveitar esse momento em que o Brasil olha para o esporte e utilizá-lo para ajudar nossos jovens”, defendeu.

Diretoria

A Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano terá o deputado federal André Figueiredo-PDT/CE como presidente; deputado federal Otavio Leite - PSDB / RJ como 1º vice-presidente; senador Marcelo Crivella-PRB/ RJ como 2º vice-presidente; senadora Marisa Serrano-PSDB/MS como 3º vice-presidente; deputado federal Gilmar Machado-PT/MG como 1º secretário; deputada federal Flávia Morais-PDT/GO como 2º secretária; deputado federal Afonso Hamm-PP/RS como 1º tesoureiro; deputado federal João Arruda - PMDB/ PR como 2º tesoureiro; senador Magno Malta – PR/ES como Diretor de Assuntos da Família; senador Cristovam Buarque –PDT/DF como Diretor de Assuntos Educacionais; deputado federal Romário – PSB/RJ como Diretor de Assuntos Esportivos e Acessibilidade; e o profissional de educação física Lúcio Rogério como secretário executivo, conforme estabelecido no Estatuto da Frente.