Seu browser não suporta JavaScript!

22/08/2012 | Ascom Otavio Leite

Candidato participa de debate e convida os jovens à reflexão política

O candidato à prefeitura carioca pelo PSDB, Otavio Leite, participou na manhã desta quarta-feira (22), de um debate promovido pelo Colégio Carpe Diem, na Ilha do Governador, com outros dois concorrentes ao cargo: Marcelo Freixo e Rodrigo Maia. Eduardo Paes e Aspásia Camargo não compareceram ao evento. O público, de cerca de 200 pessoas, era formado em sua maioria, por estudantes, e contou com a presença também de professores e funcionários.

O debate foi dividido em três partes, sendo que os candidatos não fizeram perguntas entre si, o que foi determinado previamente. Na primeira, os candidatos fizeram uma apresentação; em seguida eles falaram sobre os temas sorteados, que foram educação, esportes, saúde, transportes e meio ambiente, onde cada um pode apresentar as suas propostas para a área; e na parte final, os candidatos responderam, cada um, às perguntas elaboradas pela plateia.

De acordo com o professor de geografia e diretor do colégio, Marcelo Coelho, a ideia é ter um projeto político-educativo, dentro da concepção pedagógica deles que se baseia no tripé educação, cidadania e tolerância. “Há 12 anos fazemos debates eleitorais aqui, seja com vereadores, deputados e, hoje, com os candidatos a prefeito. Não tem como educar cidadãos e ficar fora desse processo,” enfatizou. O ex-aluno e hoje professor de educação física, Marcus Vinicius Menezes, que coordenou e mediou o debate, afirmou ter ficado muito satisfeito com o resultado e achou o desempenho de todos os candidatos muito bom, e completou: ”O Otavio já conheço pela luta dele pela categoria dos profissionais de educação física, e sei o quanto ele é sério na vida pública”.

Segundo Otavio Leite, é importante debater com os jovens e mostrar as ideias para eles, e concluiu: “Temos que convidar os jovens a refletir, e pesquisar muito bem, sobre a história e as propostas de cada um. É só assim que eles formam uma consciência política crítica para fazer uma boa escolha”.

Foto: Marcelo de Mattos