Seu browser não suporta JavaScript!

06/09/2012 | Portal G1

Candidatos à Prefeitura do Rio discutem propostas em debate na TV

Cinco candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro participaram, na noite desta quarta-feira (5), de debate realizado pela Rede TV. No encontro, foram apresentadas propostas sobre temas como saúde, educação, sustentabilidade e transportes. Dividido em cinco blocos, o debate teve perguntas formuladas pelo mediador e por jornalistas. Os candidatos também puderam fazer perguntas entre si. No último bloco, cada um fez as suas considerações finais. A exibição teve início às 22h45 e terminou por volta de 00h30.

Participaram do debate Rodrigo Maia (DEM), Otávio leite (PSDB), Marcelo Freixo (PSOL), Eduardo Paes (PMDB) e Aspásia Camargo (PV).

Candidatos à Prefeitura do Rio em debate na Rede TV (Foto: Marcelo Fonseca / Brazil Photo Press / Agência O Globo)Candidatos à Prefeitura do Rio em debate na Rede TV (Foto: Marcelo Fonseca / Brazil Photo Press / Agência O Globo)

A primeira a fazer as considerações finais, escolhida por sorteio, foi Aspásia Carmargo. A candidata do PV falou de sua participação nas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) da saúde e da desordem urbana e que quer ser a primeira mulher prefeita a comandar a cidade. “As mulheres são maioria no nosso estado e elas precisam dizer coisas que os homens, em geral, custam a entender”, disse. Aspásia também falou sobre o papel da sustentabilidade nas cidades e sobre sua proposta em investir em cidades do futuro.

Em seguida, Marcelo Freixo falou sobre a polêmica de políticos estarem atrelados ao crime organizado. “Eu quero dizer que eu participei de uma geração que acreditou na política após a ditadura e se desencantou também com a política. Hoje uma nova campanha, uma nova juventude que já nasceu no desencanto começa a descobrir a política e o seu significado”, disse. O candidato do PSOL falou sobre o calendário de eventos da cidade, que está cheio, mas que a saúde, o transporte e a educação também precisam entrar em pauta e serem assuntos debatidos.

O candidato à reeleição, Eduardo Paes, disse que a cidade do Rio de Janeiro recuperou sua autoestima nos últimos quatro anos. “O carioca voltou a ter orgulho da cidade. É muito bom ver o Rio se recuperando”, disse. Paes disse que os desafios ainda são muitos e que mesmo investindo na saúde, sabe que esta é uma área que ainda precisa de muitas melhorias. “Eu quero continuar para dar continuidade ao trabalho para a cidade. Mesmo sabendo que há ainda muitas coisas a fazer”, disse o candidato do PMDB.

Rodrigo Maia disse que está preparado para o desafio de ser prefeito porque já teve quatro mandatos como deputado federal. O candidato do DEM questionou a propaganda eleitoral de Eduardo Paes em que o atual prefeito aparece andando de carro pela cidade sem nenhum trânsito. Ele criticou o atual governo e aproveitou o slogan da campanha de Paes “O Rio Está Bombando” para perguntar para quem a cidade está sendo boa. Maia prometeu investimentos em trens para melhorar o transporte no Rio.

Otavio Leite falou sobre o julgamento do Mensalão e que espera que todos os envolvidos sejam punidos. Agradeceu a oportunidade de ser candidato e que antes de completar 30 anos já era secretário de governo do Rio e, por sua experiência, conhece cada bairro da cidade. Leite disse que há 20 anos cumpre mandatos consecutivos como deputado, sempre eleito pelo Rio de Janeiro. O candidato do PSDB pretende integrar as faculdades de medicina aos hospitais públicos e quer investir em concursos públicos para a área da saúde.

Candidatos à Prefeitura do Rio em debate na Rede TV (Foto: Marcelo Fonseca / Brazil Photo Press / Agência O Globo)