Seu browser não suporta JavaScript!

31/12/2004 | Jornal Commercio

Cesar mantém a base da equipe

O prefeito Cesar Maia assume neste sábado, em cerimônia na Câmara Municipal, o terceiro mandato, mantendo a base da equipe que o acompanha desde que debutou na política, como secretário de Fazenda do primeiro Governo Brizola, em 1983. A aliança com o PSDB provocou algumas alterações no secretariado, que toma posse neste sábado, às 17 horas, no Palácio da Cidade. A maior parte será mantida nos cargos.

A primeira cerimônia de posse está marcada para 10 horas da manhã de sábado, na Câmara. A solenidade começará com a posse dos 50 vereadores eleitos no dia 3 de outubro. A vereadora mais votada do Rio, Rosa Fernandes (PFL), abrirá a sessão de instalação da 7ªLegislatura.

Em seguida, os 50 vereadores eleitos entregarão os diplomas, declaração de bens e serão chamados para a leitura o juramento. Depois desse procedimento, o juiz eleitoral declara os vereadores oficialmente empossados. A sessão será suspensa para que os vereadores se reúnam para eleger a nova Mesa Diretora. Somente depois serão empossados o prefeito Cesar Maia e o vice-prefeito Otavio Leite.

Com 50 cadeiras na Câmara Municipal, o prefeito reeleito Cesar Maia (PFL) conseguiu o reforço de uma bancada campeã de votos na Casa, composta por 14 pefelistas, dois a mais que a atual. Além disso, o prefeito terá maioria na Casa, com ao menos 28 aliados do governo. A Câmara renovou a metade de seus parlamentares. O PMDB terá seis, o PSDB quatro, o PDT, PL, PSC, PT e PTB terão três cada um. PP, PPS, PRTB e PTdoB, dois representantes para o partido. PCdoB, Prona e PV terão um vereador cada.

Tudo indica que o prefeito encontrará no próximo mandato menos resistência da Câmara. Nesta eleição, o PMDB, partido do ex-governador Anthony Garotinho, que tinha a segunda maior bancada, com dez vereadores, encolheu para seis.

O PT perdeu dois dos atuais cinco vereadores. Apenas três permanecerão (Edson Santos, Jorge Babu e Eliomar Coelho), pois as outras três vagas obtidas pela coligação Unidos Para Mudar o Rio serão do PTB. Os trabalhistas eleitos têm ligação próxima com Cesar Maia. Carlos Bolsonaro fez campanha para o atual prefeito e Cristiane Brasil, que é filha de Roberto Jefferson, foi secretária da Terceira Idade no Governo Cesar Maia. O outro eleito foi Renato Moura.

Prefeito pede à Câmara sessões extraordinárias

O prefeito Cesar Maia pediu à Câmara Municipal para convocação extraordinária entre os dias 4 e 19 de janeiro, com o objetivo de apreciar em regime de urgência vários projetos de lei. Na mensagem encaminhada, o prefeito ressalta a importância dos referidos projetos para a gestão da Cidade e execução das obras necessárias à realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Os dez projetos de lei já estavam tramitando na Câmara, mas não puderam ser apreciados até o final da Legislatura de 2004. Entre eles estão o projeto que institui o Projeto de Estruturação Urbana (PEU) de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e parte do Recreio dos Bandeirantes, o de criação de duas subsecretarias na Secretaria Municipal de Saúde, o que altera os limites das áreas agrícolas do município e o que dispõe sobre o licenciamento ambiental da Cidade.<

O secretariado

Secretaria Extraordinária do Deficiente- Cidadão - Vice-prefeito Otavio Leite

Deputado estadual, delegado estadual do PSDB e novo vice-prefeito do Rio, Otavio Leite é advogado, professor universitário e foi vereador em três mandatos consecutivos. Autor de mais de 70 leis em vigor na cidade, já aprovou 20 no Estado, destacando-se como recordista em leis no parlamento estadual. Sua participação na política destaca-se pela defesa do meio ambiente e dos portadores de deficiência.

Secretário-Chefe do Gabinete do Prefeito João Marcos Cavalcanti de Albuquerque

Tido como um dos principais homens de confiança do prefeito, João Marcos, fiscal de Renda aposentado do Estado, acompanha Cesar Maia desde quando ele foi secretário de Fazenda do Governo Brizola, quando exerceu o cargo de chefe de gabinete. Ex-presidente da Associação dos Fiscais de Renda do Estado, coordena, desde o primeiro mandato de Cesar Maia, todas as ações administrativas da Prefeitura.

Secretaria de Governo João Pedro Figueira João Pedro Figueira

É secretário de Governo desde 2001 e presidente do diretório municipal do PFL desde março de 2003. Trabalha com Cesar Maia desde 1992, quando deixou o escritório de Direito em que trabalhava para integrar o corpo jurídico da campanha de Cesar para a Prefeitura. No primeiro mandato, foi assessor direto de Cesar, chefe de Gabinete e subsecretário de Governo.

Secretaria de Obras Eider Dantas Eider Dantas

É secretário de Obras desde janeiro de 2001, embora tenha se licenciado em 2002 para concorrer ao terceiro mandato como deputado estadual. Na ocasião, foi eleito com mais de 100 mil votos, a maior votação da cidade do Rio e a segunda maior do Estado. No primeiro mandato de Cesar Maia, foi presidente da RioLuz. Foi vice-prefeito na gestão de Luiz Paulo Conde, em 1997.

Secretaria de Fazenda Francisco de Almeida e Silva

Francisco de Almeida e Silva assumiu a Secretaria de Fazenda em 2001. Formado em Direito, coordenou a assessoria jurídica de Cesar Maia entre 1998 e 2000. Na gestão do Patrimônio e do Tesouro Municipal, passou a investir em títulos públicos federais e cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal. Atualmente, é presidente da Asssociação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf).

Secretaria de Assistência Social Marcelo Garcia

Formado em assistência social pela UFF, Garcia ocupa a pasta desde outubro de 2003. Antes disso, era secretário de Trabalho e Renda da Prefeitura. É o primeiro técnico em assistência social responsável pela gestão da secretaria desde sua criação, há 25 anos. Liderou a mudança do nome da Secretaria de Desenvolvimento Social para Assistência Social, ocorrida em abril de 2004.

Secretaria de Educação Sonia Mograbi

Professora de História formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sonia Mograbi assumiu a pasta no início do segundo mandato de Cesar Maia, em 2001. Ela é presidente do Conselho Municipal de Educação e trabalhou durante 30 anos na rede municipal de ensino. Foi professora regente, diretora de escola, chefe do 7º Distrito de Educação e Cultura, e da 3ªCoordenadoria Regional de Educação.

Secretaria de Esportes e Lazer Ruy Cezar

Ruy Cezar ocupa a pasta desde 2001, mas já havia trabalhado no primeiro mandato de Cesar Maia como coordenador de Licenciamento e Fiscalização. O trabalho na organização dos camelôs o aproximou do prefeito, incentivou sua candidatura a vereador. Eleito, exerceu mandato de 1996 a 2000. Uma das bandeiras em sua gestão como secretário foi a campanha pelo Pan Americano de 2007.

Secretaria de Saúde Ronaldo Cezar Coelho

Deputado federal pelo terceiro mandato, sempre pelo PSDB, Ronaldo Cezar Coelho assumiu a pasta de Saúde em junho de 2001, substituindo Sergio Arouca. Um de seus principais projetos é o Remédio em Casa, com entrega de medicamentos em domicílio pelos Correios para portadores de doenças crônicas, que já ultrapassou meio milhão de remessas para cerca de 220 mil usuários.

Secretaria de Habitação Solange Amaral

Deputada estadual por dois mandatos, Solange Amaral é secretária de Habitação desde 2001. Em 2002, esteve licenciada para concorrer ao Governo do Estado, mas retornou à Secretaria após a derrota nas eleições. É responsável pelo programa Favela-Bairro e vem negociando a transferência de áreas da União para o Município. A regularização fundiária da Quinta do Caju é fruto dessas negociações.

Secretaria de Trabalho e Renda Augusto Werneck

Advogado, ex-secretário estadual de Administração no Governo Marcello Alencar (1995-1999), assume agora a pasta destinada ao PSDB, partido que passou a apoiar a reeleição de Cesar Maia com a escolha do deputado tucano Otavio Leite como vice na chapa do prefeito. Trabalha atualmente como procurador do Estado. Terá como prioridade criar um banco de empregos para os Jogos Pan-Americanos de 2007.

Secretaria de Transportes Arolde de Oliveira

Oficial do Exército, engenheiro, economista e professor, foi deputado federal por seis mandatos consecutivos, licenciando-se para assumir a pasta de Transportes de Cesar Maia.Evangélico, é dono de um grupo de comunicação gospel, que inclui revista, rádio e gravadora. Foi diretor da Embratel, no período de 1974 a 76 e diretor regional da Dentel, de 1979 a 82.

Secretaria de Urbanismo Alfredo Sirkis

Participou do movimento estudantil de 68 e em 71 foi para o exílio na França, Chile e Portugal, onde trabalhou como jornalista e correspondente. No final dos anos 70, aproximou-se dos movimentos ecologistas e pacifistas. Roteirista, escritor é um dos fundadores do Partido Verde (PV), do qual é presidente regional desde 1991. Foi vereador e titular da pasta de Meio Ambiente em 1993 e 1994.

Secretaria Especial de Turismo Rubem Medina

Formado em Economia, Rubem Medina, foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1967, aos 23 anos, e acumulou nove mandatos consecutivos na Câmara Federal. Entusiasta do potencial turístico brasileiro, o então deputado Medina coordenou a formação da Política Nacional do Turismo, um conjunto de medidas que ajudaram a triplicar a receita da atividade no País.

Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Marco Antônio de Moura Vales

Economista, foi vice-prefeito do Rio na última administração Cesar Maia. Na Prefeitura, em épocas diversas, foi secretário municipal de Desenvolvimento Social (2001-2003), Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (2003-2004), Trabalho e Renda (2003-2004) e Plano Estratégico (2003-2004). Tornou-se um leal colaborador da adminstração, como discreto vice-prefeito.

Secretaria de Meio Ambiente Ayrton Alvarenga Xerez

Engenheiro e advogado, Ayrton Xerez já foi superintendente regional da Caixa Econômica no Rio, deputado federal, secretário estadual de Habitação e Assuntos Fundiários do Estado do Rio de Janeiro entre 1997 e 1998, e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Estão sob sua responsabilidade a Fundação Parques e Jardins e Fundação RioZôo.

Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos Patrícia Amorim

Com mais de 25 mil votos, a ex-nadadora olímpica foi reeleita vereadora e assumiu a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos-Pan 2007. A pasta funciona desde 2003 e Patrícia esteve à sua frente durante um ano e quatro meses. A ex-nadadora deixou o cargo para reassumir a sua cadeira na Câmara dos Vereadores, além de retomar os seus projetos em prol do esporte.

Secretaria de Administração Antonio Pedro de Siqueira Indio da Costa

Formado em direito e especializado Políticas Públicas pela UFRJ, Indio da Costa tem apenas 34 anos e ocupará pela segunda vez o cargo de secretário de Administração. Aos 22 anos, ingressou na Prefeitura do Rio a convite de Cesar Maia e tinha sob sua responsabilidade o Parque do Flamengo e a Região Administrativa de Copacabana e Leme. Em 2004, elegeu-se vereador pela terceira vez.

Secretaria das Culturas Ricardo Macieira

Arquiteto, Ricardo Macieira é secretário das Culturas desde o começo do segundo mandato de Cesar Maia. Foi o responsável pela implantação das Lonas Culturais no Rio, em 1993, uma das bandeiras da popularização da cultura na cidade. Já foi presidente da RioArte e faz parte do diretório municipal do PFL no Rio. Sua performance o credenciou a continuar no cargo.

Secretaria Especial de Comunicação Social Ágata Messina

Desde janeiro de 2001, a jornalista Ágata Messina é a titular da pasta. Foi, entre outras funções, redatora das revistas Intervalo, Nova e Veja, da Editora Abril. Transferiu-se para o Rio de Janeiro, trabalhando como copy-desk da editoria Nacional do jornal O Globo e, posteriormente, chefe de redação e diretora do grupo de revistas da Rio Gráfica e Editora, atualmente Editora Globo.

Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti

Ator, diretor, produtor e escritor, estreou como vereador em 2000, quando conseguiu aprovar no ano seguinte a Lei nº 3402, que proíbe a utilização ou exibição de animais em circos e espetáculos congêneres, inclusive rodeios e vaquejadas. Também é autor, entre outras, da lei que disciplina a circulação de veículos de tração animal.

Secretaria Especial da Terceira Idade Alexandre Cerruti

Jornalista e vereador, foi chefe de gabinete de Cesar Maia, quando este elegeu-se deputado federal em 1987. Exerceu o cargo de administrador-regional de Jacarepaguá, sendo escolhido seis meses depois para ser subprefeito de Madureira, Pavuna e Cascadura, onde formou um sólido reduto eleitoral. Desde então, tem sido integrante da equipe do prefeito.

Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química Francisco Duran Borjas

Coronel da reserva da Polícia Militar, formado em Direito e Administração de Empresas, foi vereador e deputado estadual. Na PM, onde é tido como um dos oficiais mais íntegros e operacionais, comandou a 1ªCompanhia, o 22º BPM, o 4º BPM e e 18º BPM. Especializou-se em cursos de combate às drogas, entre outros. Foi destacado jogador de futsal do Fluminense, campeão carioca de 1959.

Secretaria Especial de Publicidade, Propaganda e Pesquisa Leila Castanheira

Foi assessora de Publicidade da Secretaria estadual de Fazenda, na gestão do então secretário Cesar Maia, em 1983, e coordenadora de Publicidade e Propaganda do Gabinete do Prefeito, em 1993. Trabalha com Cesar Maia desde 1980, quando o prefeito era assessor do Grupo Klabin, e o acompanhou também no setor público. Foi redatora do Programa Cidinha Livre, na Rádio Tupi, 1989. Graduou-se em Jornalismo, Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho.