Seu browser não suporta JavaScript!

10/08/2011 | Blog da Bancada do PSDB na Câmara e no Senado

CGU irá à Câmara falar sobre aumento de corrupção no Executivo

Jorge Hage irá à Câmara falar sobre aumento de corrupção no Executivo

Foi aprovado nesta quarta-feira (10) pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara requerimento dos deputados Otavio Leite (RJ) e Rui Palmeira (AL) que convida o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, para esclarecer as causas e as consequências do aumento dos focos de corrupção no governo federal.

“Nos últimos meses, chegaram ao conhecimento público, por meio da imprensa brasileira, inúmeras denúncias que dão conta de graves casos de corrupção havidos na cúpula do Executivo federal”, justificam os tucanos no requerimento. “Os escândalos atingem diversos ministérios: Transportes, Cidades, Agricultura, Minas e Energia e Turismo.”

Os deputados ressaltam matéria publicada pela revista “Época” mostrando que o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Costa, liberou dinheiro para obra que favoreceu empresa de sua família. Segundo a reportagem, ele enviou verbas para a construção de rodovia que facilitou acesso a resort no interior de Goiás.

Além disso, recordam que a operação Voucher, deflagrada pela Polícia Federal nessa terça-feira (09), prendeu 36 pessoas. Frederico Costa está entre os detidos. Segundo a PF, a ação visa “combater o desvio de recursos públicos destinados ao Ministério do Turismo por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União”.

“Os fatos dão conta de graves denúncias e prejuízos ao erário. E deixam antever sérios indícios de que a corrupção alastra-se no governo, tomando conta de diversos setores e ministérios”, acrescentam os tucanos. Inicialmente, eles pediam a convocação, mas costurou acordo para transformá-la em convite.