Seu browser não suporta JavaScript!

08/04/2014 | Agência Câmara

Clubes de futebol poderão ter raspadinha para ajudar a pagar dívidas

O relator da comissão especial sobre o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos ((Proforte – PL 6753/13), deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), sugeriu há pouco, na apresentação de seu relatório, mudanças no funcionamento da loteria dos clubes de futebol. A Timemania foi criada para resolver o problema dos clubes de futebol, mas não atingiu seus objetivos.

Em seu relatório, Otavio Leite também autoriza a Caixa Econômica Federal a criar um nova loteria, a Lotex, que deverá funcionar como loteria instantânea (raspadinha). O texto prevê que 20% dela deverá ir para o pagamento das dívidas das entidades esportivas.

Leite explicou também que as regras previstas em seu texto não são destinadas apenas a clubes, mas também a federações e confederações esportivas, aí incluída a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Pelo texto, as dívidas das entidades esportivas serão parceladas em até 300 parcelas a serem corrigidas pela inflação (TJLP). O texto autoriza ainda clubes a fundarem ligas que sejam independentes de suas federações esportivas, desde que as entidades continuem fieis às regras do Proforte.

Outros pontos destacados por ele são a autorização que se criem novas fontes de recursos para o futebol escolar, além da declaração do futebol como patrimônio imaterial do povo brasileiro.

A reunião prossegue no plenário 10.