Seu browser não suporta JavaScript!

05/09/2010 | Jornal O Globo

Colégios organizam agenda especial para as eleições

Por Luciana Martinez e Thamyres Dias

Não é apenas em programas de TV e jornais que os políticos fazem debates: muitas escolas do Rio de Janeiro também recebem candidatos a deputado estadual e federal no último mês antes das eleições para discutir suas plataformas.

Os alunos que fazem parte do grêmio do Colégio Teresiano, na Gávea, organizaram um encontro entre políticos dos três partidos dos principais candidatos à Presidência: PSDB, PT e PV. Membros da diretoria do Alfa - Alunos a favor de alunos -, Victor Genes, 15 anos, Ana Carolina Musa e John Philip King, ambos de 16 anos, explicam que o objetivo é conscientizar os jovens da escola, afinal alguns vão votar pela primeira vez no próximo dia 3 de outubro.

- Nós sempre defendemos a conscientização política entre os jovens, essa era uma bandeira da nossa chapa. Afinal de contas, grêmio não é só para organizar festa, também temos que tentar motivar os alunos a buscar informações sobre política. Os jovens, em geral, são muito desisteressados - conta Victor.

Os alunos do Colégio Teresiano Victor Genes, Ana Carolina Musa e John Philip King ajudaram a organizar o debate com candidatos das eleições proporcionais deste ano

Os gremistas ainda alimentam um blog, onde postam notícias sobre as eleições e perfis de alguns candidatos, e estão tentando levar membros da NOVE - Nova Organização Voluntária de Estudantes - para explicar noções básicas do sistema político brasileiro na escola. O debate acontece na próxima quinta-feira, dia 9 e, para representar os que brigam por uma vaga no Congresso Nacional, vão participar do evento: Alessandro Molon (PT), Otavio Leite (PSDB) e Sirkis (PV). Já o petista Robson Leite, o tucano Luiz Paulo e a verde Aspásia Camargo vão falar sobre suas propostas para um mandato de deputado estadual.

Iniciativas como as dos alunos do Teresiano, se repetem em outras escolas do Rio: mesmo sem ter um grêmio estudantil, o Colégio Israelita A. Liessen Scholem Aleichem vai sediar, no dia 13 deste mês, uma palestra com o assessor de um político carioca que foi aluno da escola, ainda sem hora confirmada. A Escola Parque da Barra também vai promover um encontro com candidatos a deputado estadual no próximo dia 14. Estarão presentes a filha do ex-governador Anthony Garotinho, Clarissa Garotinho (PR), Marcelo Queiroz (DEM), Robson Leite (PT), Paulo Pinheiro (PPS) e Rogério Rocco (PV).

Ao longo do mês de setembro, o Já Voto! acompanha os debates e palestras promovidos por escolas para conscientização dos alunos. A sua escola também vai organizar algum evento? Mande pra gente! Aproveite e faça perguntas por meio da nossa conta no Twitter ou pelo e-mail do blog.