Seu browser não suporta JavaScript!

02/12/2011 | Portal do PSDB na Câmara

Comissão aprova projeto que institui o Dia Nacional do Movimento de Vida Independente

Comissão aprova projeto de Otavio Leite que institui o Dia Nacional do Movimento de Vida Independente

Por Laize Andrade

A Comissão de Educação e Cultura aprovou, por unanimidade, projeto de lei do deputado Otavio Leite (RJ) que institui o Dia Nacional do Movimento de Vida Independente, em 14 de dezembro. A ideia é apoiar as iniciativas de fortalecimento das atividades para as pessoas com deficiência. O texto será apreciado, ainda, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O movimento surgiu no Brasil em 14 de dezembro de 1988, com a inauguração do Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI). O tucano explica que o grupo tem como propósito lutar pela conquista de espaços sociais, trabalhando numa linha de ação segmentada por tipo de deficiência, focalizando determinado serviço ou ainda com objetivos sociais específicos.

“O dia 21 de setembro do Movimento de Luta da Pessoa com Deficiência foi reconhecido pela lei nº 11.133/2005”, destaca. “Falta reconhecer agora o dia 14 do mesmo mês como o Dia Nacional do Movimento de Vida Independente para que se faça justiça a uma classe que se instalou, consolidou, cresceu e vem fortalecendo outros movimentos sociais, contribuindo para que tenhamos uma sociedade mais equânime e inclusiva”, afirma.

Foto: Paula Sholl