Seu browser não suporta JavaScript!

05/02/2013 | Jornal O Globo on line às 16h24

Comissão da Câmara vai ouvir Crea-RS sobre incêndio

Comissão da Câmara vai ouvir Crea-RS sobre incêndio na boate Kiss

Agência Câmara

BRASÍLIA - A comissão externa criada para acompanhar as investigações do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), definiu nesta terça-feira seu roteiro de trabalho. No próximo dia 19, a comissão ouvirá o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Luiz Alcides Capoani. Os deputados também ouvirão uma apresentação de consultores legislativos da Câma ra sobre como é hoje a legislação contra incêndios.

O Crea-RS formou uma comissão de especialistas em segurança contra incêndio, que fez uma vistoria na boate Kiss e apresentou ontem seu relatório sobre as causas do incêndio ocorrido em 27 de janeiro, que matou 238 pessoas até agora.

O relatório confirma as causas já apontadas pela imprensa: a combinação de espuma inflamável e tóxica com o uso de fogos de artifício, falha nos extintores de incêndio, a dificuldade de evacuação pela falta de saídas de emergência, a deficiência na iluminação de emergência e a falta de um mecanismo para retirar a fumaça.

Os deputados aprovaram proposta do coordenador do grupo, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), de realizar duas frentes de trabalho: a primeira é acompanhar as investigações sobre as causas do incêndio, para identificar todos os erros cometidos, e a segunda é ouvir especialistas para elaborar um projeto de lei com os parâmetros mínimos de prevenção a incêndios, que deverão ser os mesmos para todo o país. As audiências serão definidas depois que forem identificados os especialistas a serem ouvidos.