Seu browser não suporta JavaScript!

11/05/2013 | Jornais Extra e O Globo on lines, às 18h

Comissão de Segurança da Câmara vai cobrar Polícia do Rio sobre operação na Favela do Rola

Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados vai cobrar Polícia do Rio sobre operação na Favela do Rola

O deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, solicitou ao EXTRA uma cópia das imagens para exibir na próxima quarta-feira em uma sessão da comissão. O deputado afirmou ainda que vai solicitar oficialmente à Polícia Civil informações sobre o andamento do inquérito.

- As cenas são chocantes. Vou solicitar uma cópia das imagens e exibir na próxima quarta-feira essa operação na Comissão de Segurança Pública da Câmara, para reflexão dos deputados A Polícia Civil precisa informar em que fase está o inquérito e o Ministério Público deve acompanhar de perto sua evolução, para elucidar todos os fatos - cobrou o parlamentar.

Otávio se disse impressionado com o risco a que os policiais submetem civis.

- O vídeo revela uma operação com nível de temeridade muito elevado, com alta taxa de risco para a sociedade e para a população civil. Estamos falando de tiros dados a esmo, à luz do dia, com a população civil passando perto, com possibilidade de atingir crianças, passando perto - criticou.

Segundo ele, o uso do helicóptero na ação é equivocado.

- A presença de um helicóptero numa operação dessas deve se prestar à orientação espacial do grupo tático que está em terra. A visualização privilegiada do espaço é que faz a importância de um helicóptero. Vietnamizaram a Favela do Rola. Foi uma postura típica de Vietnã. Não se pode deixar prosperar uma mentalidade de Vietnã, em que sai atirando a esmo de qualquer maneira - defendeu.