Seu browser não suporta JavaScript!

21/03/2012 | Portal do PSDB na Câmara

Congresso celebra Dia Internacional da Síndrome de Down; tucanos se manifestam no Twitter

Congresso celebra Dia Internacional da Síndrome de Down; tucanos se manifestam no Twitter

Em solenidade do Senado e da Câmara dos Deputados, foi celebrado, nesta quarta-feira (21), o Dia Internacional da Síndrome de Down. Durante o evento, realizado no Salão Negro, que interliga as duas Casas, foram homenageadas pessoas, organismos e instituições que promovem e realizam ações concretas e projetos bem sucedidos de inclusão social.

O evento também marcou o lançamento do portal Movimento Down (www.movimentodown.org.br), que pretende ser uma referência para todos os que buscam informação sobre o assunto. Na ocasião, também foi aberta consulta pública do Protocolo de Saúde para a Síndrome de Down, cuja finalidade é estabelecer procedimentos padronizados para o atendimento na rede de saúde.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no Brasil e em mais 40 países. A data foi reconhecida por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro do ano passado e é resultado de um esforço liderado pelo Brasil junto à Assembleia Geral desse organismo. O 21 de março foi escolhido como porque a data se escreve como 21/3 (ou 3-21, em inglês) – uma alusão à trissomia do cromossomo 21, indicador da síndrome, registrada em cerca de oito mil bebês por ano no Brasil.

Pelo Twitter, deputados do PSDB se manifestaram em relação a data de hoje. Leia abaixo exemplos:

“Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Lembre-se: ser diferente é normal. Fica a dica, site Movimento Down goo.gl/7JRDZ”

Andreia Zito (RJ)

“A síndrome de Down não é um defeito nem uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo desenvolve um belíssimo e importante trabalho em nosso estado.”

César Colnago (ES)

“Síndrome de Down: neste dia especial, meu carinho a esses seres mais que especiais, que nos ensinam a sermos melhores como pessoas.”

Alberto Mourão (SP)

“Dia 21 de março de todos os anos, uma data querida! DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.”

William Dib (SP)

“O elo do amor e a sabedoria de conviver com a diversidade humana marcam a importância das famílias e seus filhos no Dia Mundial da Síndrome de Down.”

Eduardo Barbosa (MG)

“O Dia Internacional da Síndrome de Down mostra a importância da inclusão social,além do respeito às pessoas portadoras da alteração genética.”

Carlos Alberto Leréia (GO)

“Dia Internacional da Síndrome de Down: Respeito e Dignidade para pais e filhos!”

Jorginho Mello (SC)

“Duas palavras resumem tudo o que se quer para o cidadão síndrome de Down: autonomia e independência. Aí, a inclusão acontece!”

Otavio Leite (RJ)