Seu browser não suporta JavaScript!

25/01/2012 | Portal do PSDB na Câmara

Deputado critica paralisia do Planalto diante do déficit na conta do turismo

Otavio Leite critica paralisia do Planalto diante do déficit na conta do turismo

O deputado Otavio Leite (RJ) criticou a paralisia do governo diante dos dados divulgados pelo Banco Central. Em 2011, enquanto turistas brasileiros gastaram US$ 21,2 bilhões no exterior em 2011, os estrangeiros deixaram por aqui apenas US$ 6,77 bilhões. “O lamentável é que diante desse gigantesco déficit preanunciado, o governo federal prossegue inerte. E o país assiste à galopante perda de divisas. Nada contra brasileiros viajarem! Mas tudo a favor que mais estrangeiros visitem e consumam no nosso país”.

O tucano articula a aprovação de medidas para reverter essa situação desfavorável às contas brasileiras. “Para combater o problema, estamos tentando aprovar no Congresso Nacional a flexibilização de vistos para americanos, por exemplo”, afirma.

O parlamentar fluminense explica que enquanto 1,1 milhão de brasileiros foram aos Estados Unidos em 2011, apenas 600 mil americanos visitaram o Brasil no ano passado. “Com essa medida, dobraríamos o número de ingressos com repercussão positiva para nossa economia.” Otavio Leite lembra que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou recentemente que os vistos para brasileiros seriam facilitados nos consulados americanos.

“Foi patético observar o presidente Obama chamar a atenção do governo brasileiro de que o turismo receptivo é importante e gera empregos”, avalia o deputado. Outra medida é a ampliação de 20% para 49% do capital externo nas companhias aéreas brasileiras. “Isso ampliaria potencialmente a oferta de assentos nos voos internacionais, trazendo mais turistas.”

Foto: Diógenes Santos/Agência Câmara