Seu browser não suporta JavaScript!

29/04/2013 | Portal do PSDB na Câmara

Deputado requer convocação de ministro para explicar denúncias no Minha Casa, Minha Vida

Otavio Leite requer convocação de ministro para explicar denúncias no Minha Casa, Minha Vida

Por Artur Filho

O deputado Otavio Leite (RJ), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, apresentou nesta segunda-feira (29) requerimento de convocação do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. O tucano cobra explicações sobre denúncias de cobrança de propina a pequenos construtores que participam do programa Minha Casa, Minha Vida. O jornal “O Globo” denunciou o suposto esquema de corrupção.

Leite considera a denúncia grave e pede apuração rigorosa para descobrir se a estrutura da pasta era usada na fraude. “Trata-se de uma denúncia da maior gravidade porque o programa de habitação popular precisa ser fielmente executado e, para que isso aconteça, não pode haver corrupção. Quem sabe, estamos diante da ponta de um iceberg”, opinou.

Para o tucano, o ministro e os proprietários das construtoras subcontratadas devem esclarecer o suposto desvio de recursos. “O Minha Casa, Minha Vida é um programa robusto e não pode em hipótese nenhuma ser objeto da ação de mafiosos. Nós precisamos apurar essas denúncias. E nada melhor que convocar o ministro e também dar oportunidade para todos esses que denunciaram os episódios de corrupção também se pronunciarem”, afirmou.

Reportagem do jornal revelou que pequenos construtores subcontratados para atuar em municípios com menos de 50 mil habitantes só obtinham os contratos se pagassem propinas à RCA Assessoria, que tem como um dos sócios um ex-diretor do ministério.

Além das suspeitas de fraudes, imóveis entregues pelo programa apresentam rachaduras na fachada, infiltrações em vários cômodos, paredes com mofo e vazamentos. Os problemas foram constatados em conjuntos habitacionais nos estados do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato grosso do Sul e Ceará.