Seu browser não suporta JavaScript!

08/12/2009 | Site da Câmara dos Deputados

Deputado saúda hexa campeonato do Flamengo

O SR. OTAVIO LEITE (PSDB-RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, indiscutivelmente vem chamando a atenção de antropólogos, sociólogos e historiadores o fato de o Brasil, com essa dimensão continental, ter um índice de unidade nacional elevadíssimo, formidável. Alguns atribuem isso essencialmente ao fator língua, que é, em todos os cantos do Brasil, inteligível a qualquer brasileiro.

A música também é um fator de integração nacional, mas nós poderíamos inserir um outro ingrediente para esse caldeirão filosófico, o fato de que a nação brasileira tem intrinsecamente uma paixão própria: o futebol. A paixão nacional é o futebol, que reúne multidões, emociona e mobiliza a sociedade do Oiapoque ao Chuí, em todos os recantos do País e de todas maneiras.

Nessa última semana, o Brasil acompanhou de perto a emoção da final do Campeonato Brasileiro, sejam os jogos daquelas agremiações que disputavam o primeiro lugar ou a ida para a Libertadores, sejam os daquelas que tentavam se salvar do rebaixamento. Tudo isso indubitavelmente levou aos lares brasileiros uma mobilização e um engajamento completo.

O resultado aí está e é em função dele que eu gostaria de tecer essas palavras. Quero sobretudo enviar o meu abraço a toda a nação rubro-negra, que é grande parte da Nação brasileira, na figura do Presidente Márcio Braga e do treinador Andrade, que revelou a capacidade do homem que foi jogador, labutou, treinou divisões de base, chegou à divisão principal e teve a sua manifestação de qualidade como o grande maestro de uma equipe que chegou à glória do hexacampeonato brasileiro. Campeão em 1980, 1982, 1983 e 1987, sim! Eu acho que a CBF deveria de uma vez por todas reconhecer o título do Flamengo em 1987.

Faço questão de destacar o show que a torcida do Flamengo disponibilizou à sociedade. É óbvio que merece registro o capítulo dos excessos e dos absurdos que ocorreram em Curitiba e em alguns pontos das ruas do Rio de Janeiro e que exigem atitudes mais enérgicas.

Estão aí as gravações, portanto, factíveis são as providências para identificar e punir severamente os culpados.

O show maior ficou registrado: a vitória do flamengo, a vitória do futebol brasileiro, a vitória da garra, da emoção, da possibilidade de chegar lá e alcançar o sucesso.

Deixo, por fim, um abraço aos rubro-negros, aos Deputados Federais rubro-negros de todos os cantos do Brasil que abraçam, adoram e cultivam o manto sagrado vermelho e preto.

Parabenizo também a presidenta do Flamengo eleita ontem, Vereadora do Rio de Janeiro Patrícia Amorim, nossa companheira. Desejamos a S.Exa. muito sucesso na sua missão de fazer com que o flamengo traga cada vez mais honras e glórias a sua nação e bons exemplos ao futebol brasileiro.

Muito obrigado.

Foto: Asscom Dep.Otavio Leite