Seu browser não suporta JavaScript!

27/08/2013 | Portal do PSDB na Câmara

Deputados querem ouvir senador boliviano e diplomata brasileiro na Comissão de Segurança

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Otavio Leite (RJ), e o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), apresentaram requerimentos pedindo a realização de audiência pública na Comissão de Segurança com a presença do senador boliviano Roger Pinto Molina e do diplomata brasileiro Eduardo Saboia. A votação deve ocorrer na reunião do colegiado marcada para as 14h30 desta quarta-feira (28) no plenário 6.

Os tucanos querem que o senador preste esclarecimento sobre os motivos pelos quais solicitou asilo ao Brasil e sobre denúncia que apresentou de ligações de autoridades com o narcotráfico e com o crime organizado. “Essa audiência será uma boa oportunidade para saber sobre as denúncias do senador que ligam autoridades do governo boliviano ao tráfico de drogas. Além disso, ficaremos cientes sobre os processos contra ele que o levaram a pedir asilo ao nosso país”, justificou Otavio Leite.

“É importante sabermos como se deu todo o processo de concessão de asilo diplomático ao senador Molina e os motivos que levaram o diplomata Eduardo Saboia a conduzir, supostamente à revelia, a operação que trouxe o parlamentar boliviano ao território brasileiro”, defendeu Sampaio.

Convidado pelos tucanos, o diplomata tomou a decisão de tirar o senador da Bolívia por entender que havia situação de risco a vida do parlamentar após 15 meses de confinamento. Para o presidente da comissão, Saboia teve muita coragem ao tomar uma decisão ousada em defesa dos direitos humanos. Os parlamentares querem detalhes sobre as condições em que o senador ficou alojado e os motivos que levaram o diplomata a trazê-lo ao Brasil.

Segundo os parlamentares, a realização da audiência é fundamental para o esclarecimento dos fatos no desempenho das atribuições constitucionais do Legislativo de acompanhamento das ações do Executivo.

Das assessorias de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara e da Comissão de Segurança Pública

Foto: Alexssandro Loyola