Seu browser não suporta JavaScript!

28/01/2015 | Tv Câmara

Em debate na TV Câmara, Otavio Leite defende apoio a investimento coletivo

PorThábata Manhiça

O deputado Otavio Leite (RJ) defendeu o apoio ao investimento coletivo, conhecido por crowdfunding, em entrevista ao programa “Participação Popular”, da TV Câmara. O tucano é autor de projeto de lei que estabelece diretrizes para a atuação de empresas nesse segmento. O crowdfunding é usado tanto por empreendimentos com fins lucrativos quanto por iniciativas com fins sociais.

Durante a conversa, o parlamentar afirmou que “o crowdfunding é uma modalidade nova e muito curiosa com um viés econômico para o país que não pode nascer na burocracia. É preciso que se dê oportunidade para as pessoas agirem e suas livres iniciativas se concretizem”.

Segundo o deputado, a modalidade precisa de uma direção e não pode se render à burocracia. A proposta em tramitação na Casa estabelece deduções no Imposto de Renda para quem contribuir com esses projetos. A dedução seria de 10% ou 50%, dependendo da finalidade do empreendimento (social ou econômica).

“Não quero regular, quero facilitar e estimular as pessoas a apoiarem e colocarem recursos nas empresas”, disse o tucano. Otavio Leite afirmou ainda que o investimento coletivo é capaz de gerar empregos e fortalecer o empreendedorismo.

“O financiamento tem um valor social muito importante. Essa ideia inovará e mudará o mercado”, garantiu o tucano. Para ele, o governo federal “não está nem aí” para o tema.

Ao falar sobre o andamento do PL, o congressista afirmou que o texto já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico. “Agora ele está na Comissão de Finanças, onde será feito um bom debate para enriquecer, reformatar o projeto para que a ideia vá adiante” assegurou.