Seu browser não suporta JavaScript!

29/08/2013 | Portal do PSDB na Câmara

Em sessão solene, Otavio Leite cobra valorização dos profissionais de educação física

Por Artur Filho

A Câmara realizou sessão solene nesta quinta-feira (29) em homenagem ao Dia Nacional do Profissional de Educação Física. O deputado Otavio Leite (RJ), um dos autores do pedido, relembrou a luta travada pela categoria para o reconhecimento da profissão. “Nós conseguimos barrar aquela barbaridade de alterar a lei Pelé e incluir a possibilidade do monitor de esporte exercer o mesmo papel reservado exclusivamente àquele que cumpriu uma faculdade durante quatro anos”, ressaltou.

Leite lutará para que seja aprovado na Câmara e Senado projeto de lei que garante exclusividade aos profissionais da área em aulas de educação física. “A obrigatoriedade de que as aulas de educação física na educação infantil em todo o ensino fundamental só possam ser ministradas por profissional de educação”, observou.

Para o tucano, a prática de esporte orientada por um professor capacitado contribui na formação e na saúde do jovem, dando a ele uma nova perspectiva de vida e equilíbrio emocional. “Vai permitir que a juventude possa ter uma orientação adequada, ganhando muito na perspectiva da sua compreensão corporal e de espaço, fatores essenciais à formação de um aluno”, destacou.

Ele ressalta a necessidade de reconhecer o professor de educação física. Leite afirma ter chegado a hora de fazer justiça e valorizar a categoria. “A mente sã e o corpo são só serão possíveis neste país quando os profissionais de educação física tiverem plena capacidade de exercer o seu papel. Porque no fundo é quem está preparado. É quem decidiu dar a vida em prol da saúde dos brasileiros”, observou.

Nove deputados de vários partidos foram os autores a homenagem ao Dia Nacional do Profissional de Educação Física, celebrado todo dia 1º de setembro. A comemoração acontece em razão de a profissão ter sido regulamentada em lei federal publicada na mesma data.

Foto: Alexssandro Loyola