Seu browser não suporta JavaScript!

17/11/2016 | Jornal Mercado e Eventos online

Embratur é homenageada em sessão na Câmara dos Deputados

Por Luiz Marcos Fernandes

BRASÍLIA, DF – Como parte das comemorações dos 50 anos da Embratur, a Câmara dos Deputados prestou nesta quinta-feira (17) uma homenagem ao Instituto Brasileiro de Turismo pelos serviços prestados na promoção turística do Brasil no exterior. A iniciativa do deputado Herculano Passos, presidente da Comissão de Turismo da Câmara, contou com a participação do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, deputados e representantes do trade.

Na abertura da sessão foi exibido um vídeo contando a trajetória ao longo de cinco décadas em prol do setor, bem como o vídeo Visit Brazil que está sendo exibido em veículos da mídia no exterior. O deputado Mauro Mariano leu uma saudação do presidente da Câmara Rodrigo Maia. O presidente da Embratur destacou em seu discurso que a história da Embratur se confunde com a história do turismo brasileiro.

“Temos condições de fazer muito mais pelo turismo, mas para isso temos que aprovar o novo modelo de gestão. Lembro que outros países têm investido no turismo como México, Estados Unidos e França e precisamos de mais recursos. Para isso precisamos mudar o ambiente de negócios e obter verbas a serem investidas no setor. Existem investidores interessados, mas é preciso oferecer condições para isso”.

A diretora do Sebrae, Heloísa Menezes, lembrou que o momento atual é de dar continuidade na luta por novos desafios. “A Embratur tem um papel portante neste contexto ao contribuir para o crescimento do turismo brasileiro. O tamanho do desafio do turismo é do tamanho do nosso Brasil”.

Herculano Passos destacou a importância do turismo como fator de desenvolvimento econômico do país. “Após os megaeventos é hora de aproveitar esse legado e a Embratur tem um papel essencial para levar nossa imagem ao exterior. O nosso setor tem na figura de Vinícius Lummertz uma figura empreendedora e dinâmica e a nova Embratur que está sendo desenhado nos anima em muito.Temos recursos em emendas para 2017 no valor de R$ 400 milhões que precisamos aprovar para a Embratur a fim de fortalecer o nosso turismo”, disse.

Entre os políticos que se destacaram durante a sessão o papel da Embratur estavam o deputado Edinho Bez, o deputado Gonzaga Patriota e Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur. O presidente da ABIH Nacional, Dilson Jatahy Fonseca, lembrou o potencial do país a ser explorado pelo turismo. “Temos um grande potencial e não podemos deixar de destacar o papel da Embratur na sua trajetória de promoção do país”.

O deputado Otavio Leite lembrou que a indústria do turismo deva ser tratado de forma diferenciada. “São inúmeros os benefícios que esse setor traz para a economia, e a Embratur tem que ser fortalecida com um orçamento maior. Precisamos fortalecer a bandeira da promoção levada pela Embratur. Temos exemplos do turismo bem-sucedido como os Estados Unidos e precisamos criar condições para facilitar a flexibilização dos vistos”, finalizou.