Seu browser não suporta JavaScript!

04/06/2018 | Portal Terra

Empresários pedem a parlamentares alteração na Lei Federal do Esporte

Em um evento realizado nesta segunda-feira, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) promoveu o 1 Painel do Conselho Empresarial de Esportes. Neste encontro, o 2 Vice-Presidente da ACRJ, Hélio Paulo Ferraz, e o presidente do Conselho Empresarial de Esportes, Lars Grael, entregaram uma proposta de mudança na Lei Federal de Incentivo ao Esporte nº 11.438 para os palestrantes Alexandre Valle, deputado federal (PR-RJ) e presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados e Otavio Leite, deputado federal (PSDB-RJ). Essa mudança é sobre a possibilidade de pessoas jurídicas poderem investir no esporte. O fundador e editor do LANCE! , Walter de Mattos Jr, também participou do painel como palestrante.

- Não desenvolvemos e não retemos na base os atletas. Nossos clubes não são cidadãos. Vários deles não pagam impostos regularmente. Estão sempre de pires na mão seja para entidades e União. Não temos um ambiente para formar liga - disse Walter de Mattos Jr.

Deputado vê propostas para simplificar ações

O deputado Otavio Leite afirmou que já há propostas tramitando na Câmara para que os clubes possam abrir capital:

- Quanto mais capital, mais possibilidades de realizar, mas há uma presença rigorosa da CVM (Comissão de Valores Imobiliários).

Já Alexandre Valle falou sobre a importância do esporte:

- O instrumento que vai transformar essa sociedade brasileira é o esporte e a educação.

O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) acredita que haja espaço para uma maior profissionalização no esporte. Para o parlamentar, as propostas na Câmara dos Deputados, visam simplificar os projetos.

- Tem um item que é simplificador e permite juntar todos os tributos em uma única alíquota, que seria recolhida pelos clubes para se modernizar - explicou.

Também estiveram presentes ao evento na Associação Comercial, com o painel 'Promovendo estruturas empresariais nas organizações esportivas', vários nomes ligados ao esporte.

Expoentes como o ex-técnico de futebol, e hoje comentarista de televisão, Muricy Ramalho; a ex-ginasta Luisa Parente; o ex-jogador de vôlei Marcus Vinicius Freire (que até bem pouco tempo era dirigente do Fluminense); o ex-nadador Cyro Delgado, que hoje preside a Comissão Nacional de Atletas, pelo Ministério do Esporte; Armando Barcelos, ex-triatleta, Peter Dirk Siemsen, pai do ex-presidente do Fluminense, entre outros, puderam ouvir os palestrantes na sede da ACRJ, no Centro do Rio de Janeiro. 

Na foto, Otavio Leite, Lars Grael, Walter Mattos Jr. e Alexandre Valle estiveram no encontro