Seu browser não suporta JavaScript!

20/10/2008 | Ascom Dep. Otavio Leite

Festa Nacional da Música 2008

Temas de interesse da classe musical brasileira foram debatidos durante três dias (20-23/10) pelos principais nomes da MPB, executivos do mercado fonográfico e autoridades na 4ª Festa da Música, em Canela/RS.

A PEC da Música, de iniciativa do deputado Otavio Leite, que dará imunidade tributária a fonogramas e videofonogramas gravados por artistas brasileiros, ora em tramitação no Congresso, estava entre os assuntos abordados pelos participantes do evento. O parlamentar integrou a mesa de abertura dos trabalhos (foto).

Segundo Leite, o combate à pirataria vem crescendo no país, especialmente quando o assunto são mídias virgens, DVDs e CDs. Mas é o Paraná que se destaca nesse cenário. O Estado é o que mais apreende discos óticos piratas em todo o território nacional.

Levantamento do escritório regional da Motion Picture Association (MPA), braço que representa os seis principais estúdios de cinema norte-americanos, mostra que quase a metade de tudo que foi apreendido no primeiro semestre de 2008 no Brasil, aconteceu em operações realizadas em solo paranaense, especialmente na fronteira com o Paraguai.

- De 1º de janeiro até 30 de junho, foram retirados do mercado nacional mais de 21,8 milhões de mídias piratas. Na região Sul, foram cerca de 12 milhões de unidades, e no Paraná, em apenas três meses contabilizados — janeiro a março —, foram 4,7 milhões de mídias virgens, DVDs e CDs apreendidos - diz.

*Imagem cedida pela Asscom do evento.