Seu browser não suporta JavaScript!

06/09/2005 | Portal da Prefeitura do Rio

Fogo Simbólico da Pátria chega ao Palácio da Cidade para a festa da Independência

Com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria ao Palácio da Cidade, na tarde desta terça-feira, 6 de setembro, a Prefeitura do Rio dá continuidade, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Liga da Defesa Nacional, aos festejos da Semana da Independência no Rio. A celebração pelos 183 anos da Independência do Brasil foi iniciada oficialmente no último dia 1º de setembro.

A tocha foi trazida por Gabriela dos Santos Azevedo, aluna da 4ª série da Escola Municipal Classe em Cooperação 14º DSUP, no bairro do Rocha, que recebeu o Prêmio Revelação na categoria mirim na competição de atletismo (50 e 600 metros) nos Jogos Estudantis de 2004. A pira foi acesa pelo vice-prefeito do Rio, Otavio Leite, ao lado do orador oficial da Liga da Defesa Nacional, Gerdal dos Santos, e da secretária municipal de Educação, Sônia Mograbi.

Durante a cerimônia, realizada no Salão Nobre da sede da Prefeitura, em Botafogo, houve apresentação de dança e músicas com as turmas de Educação Infantil e do Pólo do Bebê da Escola Municipal Ana de Barros Câmara, do Clube Escolar de Campo Grande e de escolas da Zona Oeste, encerrando-se a programação com o Coral Semeando, do Ciep Operário Vicente Mariano.

O sentido cívico do 7 de setembro e das comemorações da Semana da Pátria foi ressaltado pelo vice-prefeito – que leu uma mensagem às crianças em nome do Prefeito Cesar Maia – e pela secretária de Educação, em nome dos professores e dos alunos das 1.054 escolas municipais de Ensino Fundamental. A solenidade, que é realizada pela Liga há 68 anos, foi encerrada com a execução dos hinos à Independência e do Rio, a canção Cidade Maravilhosa.