Seu browser não suporta JavaScript!

13/07/2011 | Jornal Brasilturis

Fornatur apresenta James Lewis para reforçar ação política

Por Antonio Euryco

SÃO PAULO - Uma ação política mais intensa é um dos objetivos planificados para esta nova gestão da Fornatur, e para tal, a própria designação do novo secretário-executivo atende exatamente esta questão. Com trânsito e conhecimento pelos meandros do Congresso, ocupante da secretaria da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, o carioca com nome de americano, James Lewis, é o nome que vai responder pelo importante setor do Fornatur.

Sua aprovação e apresentação motivou a convocação da reunião extraordinária realizada hoje no ambiente do Salão do Turismo, contrariando até mesmo uma intenção do presidente Domingos Leonelli que era a de não convocar reuniões do Fórum durante feiras e eventos de grande porte. Embora prerrogativa de escolha do presidente, Leonelli quis que o nome de James fosse referendado pelos demais integrantes do Fórum.

Este assunto, de imediata solução, conduziu a primeira parte do encontro que teve horário estranho - inicio por volta de 19h30 - e improviso de local, pois acabou sendo deslocado para a sala 4 no corredor do auditório Elis Regina, bem distante da feira que recebia boa movimentação de público em seu primeiro dia. Com isso, houve um deslocamento que também atrasou a reunião, acrescentando-se uma outra atividade, a reunião que a CTI-Nordeste teve antes, com a presença do novo presidente da Embratur, Flávio Dino.

Mesmo sem uma pauta extensiva e com dinâmica interna, a reunião do Fornatur teve um momento de planejamento com a questão do Turismo Náutico e a participação brasileira na Le Grand Pravi, de La Rochele, a tradicional feira francesa que completa 40 anos. Para 2012, o Brasil será o país convidado e terá uma grande participação liderada pela Embratur, associações do setor e estados interessados. O diretor de produtos da Embratur, Cláudio Lomanto, fez uma primeira e rápida exposição sobre este tema que será destaque em uma das próximas reuniões.

O tema político esteve presente nas intervenções dos deputados Otavio Leite e Valadares, ambos integrantes da CDR. O parlamentar carioca trouxe dois importantes adendos, o primeiro na informação de que a votação do aumento de participação das empresas estrangeiras nas aéreas brasileiras - de 20% para 40% - está na marca do penâlti e deverá ser votado em agosto. "Esta é uma jogada que entrou na pequena área e tudo indica, vai pro gol no mes que vem".

Na segunda colocação, houve o convite-sugestão para que uma das próximas reuniões do Fornatur aconteça dentro do Congresso, junto ao espaço e ambiente da própria Comissão de Turismo e Desporto, alinhando de modo mais incisivo a interpretação de maior atuação junto ao meio parlamentar. A idéia agradou sobremodo aos dirigentes do Fórum de secretários e dirigentes.