Seu browser não suporta JavaScript!

10/05/2011 | Portal Governo do RJ/TurisRio

Fórum Estadual de Secretários de Turismo reúne-se para debater turismo fluminense

A diretoria executiva do Fórum Estadual de Secretários de Turismo reuniu-se no último dia 3 de maio, com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, para decidir as ações que serão executadas nos próximos meses em prol do turismo fluminense. Além de assuntos referentes ao Salão estadual de Turismo, a ser realizado nos dias 2 e 3 de setembro, em Teresópolis, fez parte da pauta um Termo de Cooperação entre a FEST-RJ e a Setur.

Segundo Ronald Ázaro a Secretaria de Estado de Turismo está aberta a uma maior integração com os municípios do interior. O Secretário enalteceu o trabalho do Fórum Estadual de Secretários de Turismo, afirmando que o apoio do FEST-RJ será essencial para que o trabalho de crescimento do turismo seja positivo.

- Os projetos que já estavam sendo desenvolvidos estão sendo ampliados. Queremos a ajuda do Fórum e dos 92 municípios que o compõe para saber as necessidades do turismo no interior e, desta forma, trabalhar em parceria para que a atividade turística se torne o carro chefe da economia de muitos destinos do interior.

Rossi Bastos, Presidente do FEST-RJ, solicitou ao Secretário Ronald Ázaro que o estado ajude aos municípios a produzir os inventários turísticos e os estudos de competitividade, mesmo que seja apenas para aqueles que já estão contemplados com o Prodetur. Apesar de muitas localidades já terem concluído esse processo e outros estarem em fase final dos trabalhos, há destinos que sofrem com a falta de recursos.

Foi discutido ainda na reunião o Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur. Os representantes do FEST-RJ solicitaram uma adequação dos projetos às necessidades prioritárias dos municípios, uma vez que muitos projetos foram aprovados sem consulta prévia aos principais representantes das cidades envolvidas.

O presidente do Fórum falou também sobre a emenda parlamentar do Deputado Otavio Leite que prevê a liberação de R$ 400 mil para o Salão Estadual do Turismo. Segundo Rossi, a verba será usada para ajudar a participação dos municípios no evento.

- Será realizada uma reunião com membros da Diretoria do FEST-RJ e outros envolvidos na realização do evento para que seja avaliado a melhor forma de ajuda para os municípios, seja através da produção de material de divulgação, locação do stand, ou qualquer outras necessidades que venha viabilizar a participação no Salão Estadual de Turismo. É preciso lembrar, no entanto, que o Fórum vai trabalhar sempre de forma regional e não apenas por um município.

Para fechar a reunião ficou acertada a realização da 1ª Assembléia Extraordinária de 2011 do Fórum Estadual de Secretários de Turismo. O evento acontecerá nos dias 30 de junho e 1º de julho em Itatiaia.