Seu browser não suporta JavaScript!

17/10/2010 | Jornal Extra

Guerra das galáxias por votos

Por Antero Gomes e Clarissa Monteagudo

Um Zoião sozinho já enxerga muita coisa. Agora, munido de sua luneta, o fiscal das urnas do EXTRA vira super-herói com visão além do alcance. Apaixonado pelo Rio, ele fincou seu instrumento ótico na Enseada de Botafogo e pode ver, no espaço sideral, todos os nomes que orbitam em torno dos candidatos à Presidência. Para o eleitor que, a exemplo de Zoião, vota pensando no Rio, isso ajuda a entender quem estará próximo do futuro presidente para defender seus interesses.

Na galáxia petista, Zoião constatou que o governador Sérgio Cabral tornou-se um planeta de dimensões compatíveis com os astronômicos 5,2 milhões de votos obtidos no primeiro turno. Já na galáxia tucana, todo dia é dia de Indio da Costa, candidato a vice-presidente e articulador da campanha no estado.

Votos evangélicos e verdes se tornaram uma riqueza vital para a sobrevivência de ambas as galáxias. Em torno do sol tucano, o planeta Gabeira (PV) tem a atmosfera apropriada para atrair os eleitores de Marina Silva.

— Além de ser uma personalidade, Gabeira capta os votos de opinião, identificados com o que há de mais moderno e avançado. Está na mesma coligação do PSDB desde o primeiro turno — analisa o presidente do PSDB no Rio, Márcio Fortes.

Esse papel, entre as órbitas petistas, cabe a artistas identificados com a ecologia e a militância de esquerda, como Gilberto Gil e Chico Buarque. E ao ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Do outro lado do universo político, destaca-se o deputado federal Arolde de Oliveira, que espalhou outdoors pela cidade contra o Programa Nacional de Direitos Humanos. Em contrapartida, uma frente planetária foi acionada para frear a evasão de votos dos segmentos conservadores.

— Estou trabalhando para melhorar o interior, mais afetado pelas questões religiosas. Crivella e Lindberg têm ajudado muito com as lideranças. Acho triste que um país com tantos problemas a resolver centre o debate nesses temas — afirma o vice-governador Luiz Fernando Pezão, sobre a polêmica do aborto.

Agora, é esperar as urnas para ver de que lado o sol brilhará mais forte.

SERRA E SEUS PLANETAS

Mais Pops

Aécio Neves (PSDB), Otavio Leite (PSDB), Arolde de Oliveira (DEM), Zito (PSDB) e Fernando Gabeira (PV)

Meteorito

Cesar Maia