Seu browser não suporta JavaScript!

01/09/2012 | Ascom Otavio Leite

Homenagem aos profissionais de Educação Física

O candidato Otavio Leite fez uma visita no sábado, 01/9, à Universidade Castelo Branco, em Realengo, para participar das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física. O evento contou com a presença de alunos, professores e membros do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região – CREF 1. A escolha da Castelo Branco tem um simbolismo grande, pois foi um dos primeiros cursos criados na universidade, em 1973, juntamente com matemática, letras e pedagogia. Além disso, a instituição também foi pioneira ao lançá-lo no horário noturno, na cidade do Rio, pois só existiam dois, e em período diurno: na Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e na Escola de Educação Física do Exército.

Para o Professor Valdir Rocha, coordenador do curso na Universidade Castelo Branco, a profissão, que só foi finalmente regulamentada em 1998, “foram 12 anos de lutas para consolidar essa vitória e todos os anos comemoramos aqui”. Ele ainda ressaltou a importância que a carreira está alcançando com os eventos que virão para o Brasil: “Hoje a educação física é a profissão do momento. Não podemos perder as oportunidades que virão, para nos consolidarmos, com a Copa das Confederações, Copa do Mundo e com as Olimpíadas”.

Segundo o ex-aluno da primeira turma da Castelo Branco, e hoje conselheiro do CREF 1, Ernani Contursi, “este evento hoje também serve de prestação de contas da gestão que está se encerrando no Conselho. É muito importante que se diga que a mobilização do Rio de Janeiro é que repercute para os profissionais de todo o Brasil.” De acordo com Contursi, o trabalho do candidato como deputado federal na defesa da profissão em Brasília é fundamental: ” Otavio Leite é, e sempre foi, o responsável por representar a educação física no Congresso Nacional”.

O candidato, que fez uma breve exposição do seu trabalho junto à categoria para os presentes, se colocou à disposição: “Sempre estou ao lado dos profissionais de educação física, e não poderia deixar de faltar nesta data tão importante”, afirmou. Ele afirmou que a prática de qualquer atividade física sempre tem que ter a orientação e o acompanhamento de um professor. Ele disse, ainda, que “é fundamental que qualquer programa da prefeitura que envolva bem estar, esportes e saúde seja supervisionado por um profissional de educação física.”

Foto: Marcelo de Mattos