Seu browser não suporta JavaScript!

14/05/2010 | Ascom Dep. Otavio Leite

Homenagem para Música Popular Brasileira

A pedido do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), a Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem a Música Popular Brasileira, nesta terça-feira, às 10h. No evento, serão homenageadas as rádios MPB FM, pelos seus 10 anos de existência, e a Nova Brasil FM.

Para a presidente da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Luciana Pegorer, a MPB é um patrimônio cultural do Brasil: “O Brasil é reconhecido e admirado mundialmente pela riqueza de sua música. A música brasileira aborda distintas realidades, constrói um panorama sócio-artístico ímpar; verdadeiro tesouro para a compreensão de nossa natureza plural. Homenagens à Música Popular Brasileira e àqueles que a produzem e divulgam são merecidas e muito necessárias”, diz.

Paulo Rosa, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPB), também reconhece a importância da homenagem: - É digna de elogios a iniciativa do deputado Otavio Leite de propor esta homenagem à Música Popular Brasileira, parte tão rica de nossa cultura. Junto a outras iniciativas como a PEC da Música, esta medida destaca ainda mais a atuação do parlamentar na defesa dos justos interesses do setor musical - afirma.

Otavio Leite é autor da chamada PEC da Música (98/07), proposta que estabelece isenção de tributos para gravações de artistas brasileiros, com o objetivo de diminuir o impacto da pirataria e dos downloads ilegais sobre a venda de CDs e DVDs. Os formatos digitais, como os ringtones, também são beneficiados pela PEC. Diversos artistas brasileiros, como Sandra de Sá, Fagner e Leoni, já declararam apoio ao projeto.