Seu browser não suporta JavaScript!

25/11/2003 | Jornal Prisma

Já começou o xadrez político para as eleições de 2004

Nada de concreto ainda, pois ainda faltam muitos meses para as convenções dos partidos políticos, mas nomes já começam a se posicionar na linha de largada.

Para a prefeitura da cidade, alguns nomes têm sido uma constante: Cesar Maia, tentando reeleição; Luis Paulo Conde, buscando reconquistar o cargo e o deputado Otavio Leite, com a bandeira ecológica e dos deficientes como carro chefe. Já no PT, o deputado Chico Alencar retirou sua pré-candidatura à prefeitura por divergir de ações do partido e do Governo Lula e garante que não fará oposição, deixando o caminho livre para Bittar, que deve ser confirmado o candidato petista à prefeitura.

Enquanto isso, a deputada Jandira Feghali está sendo pressionada a candidatar-se pelo seu partido, o PC do B. Seu partido já abriu mão duas vezes, para o PT, de uma candidatura própria. Embora ventilados constantemente, até as convenções tudo não passará de mera especulação, e outros nomes se juntarãoaos já citados.

No âmbito da vereança, pelo menos em Jacarepaguá, pode-se notar que dia a dia alguns dos representantes do bairro no Legislativo vêm perdendo terreno, pelo seu afastamento junto ao seu eleitorado. Porém, mesmo conseguindo a cobiçada reeleição, serão derrotados por eles mesmos, se compararmos a números de pleitos anteriores, pelo menos é o que se observa no termômetro das conversa políticas.

Novos nomes também já se fazem presentes, como o do Abreu de Camim, o do professor Célio Lupparelli, o de Francisco (Chiquinho) Brazão, entre outros que tem sido menos citados. De uma coisa porém o eleitor já pode ter certeza: se nenhum desses nomes morrerem na praia, a disputa de 2004 será bastante acirrada, com número recorde de candidatos.