Seu browser não suporta JavaScript!

10/11/2011 | Jornal do Brasil

JB: Deputado propõe comissão parlamentar para analisar segurança das fronteiras

Por Jorge Lourenço

A proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil fez o deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) propor um projeto que Comissão Mista Permanente de Segurança de Fronteiras do Brasil. O grupo seria formado por 11 deputados e 11 senadores, cujo trabalho seria examinar os riscos que o país corre em suas fronteiras e exigir do Executivo medidas para reduzi-las, além de elaborar projetos no Legislativo que possam reverter as ameaças.

Contrabando

Além do tráfico de drogas e a atuação de guerrilheiros próximo à fronteira brasileiro, um dos principais alvos da comissão deverá ser o contrabando de produtos ilegais. Para o deputado, eles serviriam de pilar para grupos criminosos que atuam no Brasil. Também seria trabalho dos parlamentares analisar cada um desses grupos e classificá-los de acordo com seu potencial de alerta.

Com a palavra

"Com a iminência de eventos esportivos de grandes proporções como Copa do Mundo e Olimpíadas, o Brasil sofre com o crime organizado que encontra sua fonte de produtos em vários grupos localizados e identificados nas zonas fronteiriças", apontou Otavio Leite.