Seu browser não suporta JavaScript!

22/09/2011 | Jornal do Brasil

JB: Otavio Leite vê luta por Prefeitura pautada na crise da Saúde

Em busca de Gabeira, Otavio Leite vê luta por Prefeitura pautada na crise da Saúde

Por Jorge Lourenço

A crise instalada na Saúde será o principal assunto das eleições municipais do Rio de Janeiro no ano que vem. É nisso que acredita o deputado federal e pré-candidato à prefeitura, Otavio Leite (PSDB-RJ). Após uma disputa interna no partido com a vereadora Andréa Gouvêa, o tucano entra na disputa para encerrar um jejum de 12 anos do PSDB sem candidatos a prefeito no Rio e tenta fortalecer a sigla.

"O grande debate nas eleições do ano que vem será sobre a Saúde Púbica. Hoje, o que acontece no Rio de Janeiro é um verdadeiro caos. Há várias tragédias diárias, como pacientes sendo transferidos de hospital para hospital sem acharsolução", aponta o deputado.

Para enfrentar a coligação de 18 partidos que Eduardo Paes (PMDB) prepara, Otavio Leite aposta em duas coisas: no apoio do ex-deputado Fernando Gabeira (PV) e exposição da administração do atual prefeito quando a campanha eleitoral realmente começar.

"Eu torço para que as incoerências de Paes fiquem mais expostas, e isso com certeza vai acontecer no período eleitoral. A verdade vai aparecer, o que deixará as movimentações da prefeitura mais claras. A crise administrativa que o Rio de Janeiro vive é mais do que evidente", observa o tucano.

Dentro do PSDB, Otavio Leite tem quase 20 anos de militância política e sua candidatura teve com o apoio interno de tucanos graúdos como José Serra, Geraldo Alckmin e Marcello Alencar. O deputado também se considera preparado para o desafio de um cargo no executivo, mas sabe que sua sigla perdeu força no Rio de Janeiro, por isso vê como fundamental o apoio de Gabeira.

O verde, aliás, é a grande vedete das movimentações eleitorais para 2012 no município. A famosa campanha de 2008, quando perdeu para Eduardo Paes por uma margem mínima de votos, deixou o ex-deputado federal com ainda mais prestígio na cena eleitoral e agora todos querem seu apoio.

Otavio aposta na boa relação de Gabeira com o PSDB para conquistar sua aliança, cobiçada por Marcelo Freixo (PSOL), Rodrigo Maia (DEM) e pelo próprio Eduardo Paes. De saída do PSDB para poder concorrer à prefeitura, a vereadora Andréa Gouveia também tenta o apoio de Gabeira.

"O PSDB apoiou o Fernando Gabeira nas eleições para governador no ano passado e o partido mantém uma relação boa com ele no Rio de Janeiro. Tanto que eu fui convidado pelo próprio PV para discutir uma possível aliança para o ano que vem. Não tem nada certo, mas eu estou confiante", disse o candidato, que pretende começar a se reunir com grupos da sociedade civil até o fim do ano para elaborar seu plano de campanha.

Foto: Na disputa interna do partido, Otavio Leite teve o apoio de Serra, Alckmin e Marcello Alencar