Seu browser não suporta JavaScript!

15/07/2016 | PSDB na Câmara

Jogos Paralímpicos de 2016 serão tema de audiência pública a pedido de tucanos

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou requerimento de tucanos para a realização de audiência pública sobre as Paralimpíadas Rio 2016. O pedido é de autoria de Otavio Leite (RJ) e Mara Gabrilli (SP) e foi subscrito pelo deputado Eduardo Barbosa (MG).

O objetivo do encontro é debater as dificuldades, os desafios e as propostas para a formação e prática esportivas de pessoas com deficiência. Os tucanos solicitam ainda que os convidados apresentem informações sobre a preparação para os Jogos Paralímpicos e o legado que o evento deve deixar para o esporte.

Os parlamentares destacam que o esporte é uma das atividades mais influentes do mundo, por ser uma prática social, pedagógica, de lazer, com caráter econômico e cultural. Eles esperam que a questão do direito das pessoas com deficiência ao esporte não se esgote nesta audiência, e que outros debates sejam realizados para incluir importantes participantes do sistema.

“Como não poderia deixar de ser, aproveitaremos a oportunidade para conhecer com mais profundidade a preparação para os Jogos Paralímpicos de 2016 e que legado que esse evento poderá deixar para o esporte paraolímpico”, explicam os autores na justificativa.

Os tucanos sugerem a participação de representantes do Ministério do Esporte, da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do Comitê Paralímpico Brasileiro, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho Federal de Educação Física.