Seu browser não suporta JavaScript!

10/05/2011 | Ascom Dep. Otavio Leite

Linha 4 do metrô está sendo construída sem projeto definitivo

A nova linha do metrô que vai ligar Ipanema, na zona sul, à Barra da Tijuca, na zona oeste, está sendo construída sem que o governo do Estado do Rio de Janeiro tenha feito um estudo de demanda de passageiros e sem que os projetos para quatro das seis estações previstas estejam prontos, conforme admitiu na tarde de segunda-feira (09/5) o secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, durante audiência pública da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

O deputado federal Otavio Leite questionou os empréstimos e/ou financiamentos, e seus respectivos cronogramas de desembolso e pagamento, concedidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento - BNDES para o Metrô RIO, por se tratar de uma obra de grande relevância para o Rio de Janeiro.

Para o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, houve um avanço na afirmativa do Governo; contudo, ele disse ver um grande problema no andamento da fase de estudos. “Sem os projetos não se pode dizer que a estação Gávea tenha dois níveis, por exemplo, avaliou".

Participaram da reunião representantes de associações de moradores da Barra e Zona Sul, a vereadora Andrea Gouvêa Vieira e os deputados que integram a Comissão de Transportes da Alerj, pesquisadores da área de transportes, o presidente da concessionária MetroRio, José Gustavo de Souza Costa, e o diretor-presidente da concessionária RioBarra, Maurício Rizzo.

Fonte parcial: Portal R7

Na foto (esq. p/ dir.): Deputados Luiz Paulo Corrêa da Rocha, Marcelo Simão e Otavio Leite.

Crédito da foto: Jorge Pulmão