Seu browser não suporta JavaScript!

23/08/2010 | Site Gabeira 43

Livre acesso para todos

Com representantes de várias entidades que reúnem pessoas com deficiências, discutimos hoje a questão da integração no Rio de Janeiro. A nossa proposta, que já está na internet e será apresentada na TV, prevê a criação de uma secretaria. Mas foram incluídos também outro pontos importantes, como acesso ao trabalho, ao lazer e ao esporte. Também discutimos uma aproximação com a Autoridade Olímpica, no sentido de integrar aos Jogos os deficientes físicos além das Para-Olimpíadas.

A melhoria do acesso no Rio de Janeiro será importante não só para o nosso povo, mas também para milhares de turistas portadores de deficiência que gostariam de nos visitar mas não o fazem por considerar pouco amigável neste sentido.

Foi inclusive lembrado o projeto realizado pela Michelin, em parceria com algumas entidades dedicadas ao tema, que prevê o acesso ao mar: o cadeirante tem a possibilidade de entrar e sair do mar com segurança, através de um dispositivo especial.

Portanto, nossos projetos têm o alcance nacional, mas visam também inserir a cidade do Rio de Janeiro no circuito do turismo mundial de pessoas com deficiência, que é muito intenso na Europa e nos Estados Unidos.

Na foto: O candidato ao governo do estado pela Coligação O Rio pode Mais, Fernando Gabeira, o candidato a deputado federal tucano Otavio Leite e o candidato a deputado estadual tucano Fabinho, durante encontro no Quiosque da Ana, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Crédito da foto: Marcus Veras